À semelhança do que aconteceu a 10 de outubro, em Sousel, decorreu hoje, 17 de outubro, durante todo o dia, na Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos (Moura), o evento ‘Inovação para melhorar a rentabilidade dos olivais’, no âmbito do projeto ‘DEMO4inovOLIVE’, liderado pelo Instituto Politécnico de Portalegre.
A AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal participou na sessão através de Firmino Cordeiro, Diretor-Geral da AJAP.
Firmino Cordeiro sublinhou a necessidade que os agricultores têm em ter “como aliado o público urbano, consumidores dos nossos produtos agrícolas, mas também paisagem, natureza, ecossistema e biodiversidade”. “Temos de atrair mais turistas aos nossos territórios”, afirmou Firmino Cordeiro.
E deixou ainda um apelo aos jovens para “serem resilientes e não desistirem dos seus sonhos”. “Os candidatos a Jovens Agricultores e a Jovens Empresários Rurais (JER) têm de ser capazes de pressionar, desde logo a família, autarcas, dirigentes das CIM – Comunidades Intermunicipais e das CCDR – Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, dirigentes associativos, e os governantes nas pastas da Juventude, Coesão, Economia, Ambiente e Agricultura”, disse. O Diretor-Geral da AJAP não tem dúvidas: “os jovens nos territórios rurais necessitam da interligação de entidades públicas e privadas para melhorar toda a atratividade dos territórios, as condições de capacitação, acompanhamento e outras mesmo ao nível dos apoios”.
Por fim, Firmino Cordeiro afirmou que “temos de ser capazes de travar o abandono, a desertificação, a ausência de jovens nestes territórios” sendo que “não nos podemos dar ao luxo de abandonar mais de 75% do território nacional”.
Recorde-se que a AJAP, representada pelo Diretor-Geral, Firmino Cordeiro, já tinha marcado presença no evento (no âmbito do projeto ‘DEMO4inovOLIVE’), que decorreu no dia 10 de outubro, na Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Cano (Sousel), dedicado ao mesmo tema dos Jovens Agricultores (JA) e Jovem Empresário Rural (JER) enquanto motores de inovação no setor do olival.
Fonte: AJAP