A CONFAGRI, juntamente com outras Organizações de Espanha e França, encontra-se a desenvolver o projeto AGROSMARTglobal (Projeto Interreg Sudoe), cujo objetivo é o de promover a internacionalização digital das Cooperativas, apostando na melhoria das condições de internacionalização dos seus produtos através do uso de novas tecnologias. Para a concretização de um guia o mais adequado sobre o tema, está a ser promovido um inquérito online para aferir as necessidades das cadeias agroalimentares em termos de promoção e proteção de produtos que beneficiam de esquemas de qualidade europeus (QS) na internet.
Um dos objetivos específicos do projeto AGROSMARTglobal é o de promover o posicionamento dos produtos agroalimentares das Cooperativas/PME’s do Sudoeste Europeu no mercado internacional, apostando na sua natureza endógena e de qualidade, protegendo os produtos sob os rótulos de Denominação de Origem Protegida (DOP) e Indicação Geográfica Protegida (IGP), bem como os produtos biológicos na Internet. É objetivo da parceria elaborar um guia de “melhores práticas” para consórcios de produtores de IG, associações de produtores e cooperativas agroalimentares para:
- Melhorar os conhecimentos sobre a promoção de produtos que beneficiam dos esquemas de qualidade da UE na Internet, tirando o melhor partido do seu valor acrescentado nos mercados digitais internacionais;
- Fornecer instrumentos operacionais para proteger as DOP e IGP na Internet. De facto, não existe até à data uma forte proteção para as IG no que diz respeito à atribuição de nomes de domínio. A sua proteção está agora ameaçada pela nova abordagem proposta pela ICANN (Corporação da Internet para atribuição de nomes e números). A luta contra a fraude na Internet é essencial para proteger os direitos dos produtores e consumidores.
Aceda ao inquérito aqui.
Informação enviada pela CONFAGRI, membro da Rede Rural Nacional.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.