A AgriJovem 2025 arranca esta sexta-feira, em Évora, reunindo 40 jovens estudantes do ensino superior com aspirações a uma carreira na agricultura. A iniciativa é promovida pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, com a colaboração da Rede Nacional PAC e o apoio da Universidade de Évora – MED (Instituto Mediterrâneo para Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento)
O evento, que decorre até 18 de outubro, proporciona aos participantes dias de reflexão, partilha e capacitação sobre os principais desafios e oportunidades do setor agrícola em Portugal e na Europa. O programa inclui sessões práticas e debates com representantes da política agrícola nacional e europeia, investigadores, agricultores experientes e jovens em início de atividade. A iniciativa pretende aprofundar o conhecimento sobre as políticas europeias, com destaque para a Política Agrícola Comum (PAC), e sensibilizar para os desafios atuais da agricultura, incluindo a transição digital e energética, sustentabilidade, inovação e resiliência alimentar.
Entre os temas em destaque estão a nova Visão para a Agricultura e o Setor Alimentar, apresentada pela Comissão Europeia em fevereiro de 2025, bem como solos saudáveis, bem-estar animal, novas técnicas genómicas, sistemas alimentares sustentáveis, inovação tecnológica e gestão eficiente da água. Este ambicioso roteiro para o futuro do setor na Europa assenta em vários domínios prioritários, com a simplificação da legislação europeia, a investigação, a inovação e a digitalização a funcionar como motores transversais. O objetivo é estabelecer as bases para um sistema agroalimentar atrativo, competitivo, resiliente, orientado para o futuro e justo para as gerações atuais e futuras.
De acordo com dados do Eurobarómetro mais recente sobre a PAC, a maioria dos cidadãos europeus é da opinião que é essencial garantir um abastecimento alimentar estável na União Europeia de forma permanente. Como parte desta visão, a Comissão apresentará brevemente uma estratégia para renovação geracional, para abordar os desafios demográficos com que se defronta o setor agrícola da UE e para atrair e apoiar os jovens agricultores que promovem o empreendedorismo.
A renovação geracional é um dos desafios mais prementes do setor agrícola europeu e português. Portugal tem uma das populações mais envelhecidas do setor na UE: 54,6% dos agricultores portugueses têm 65 anos ou mais (em comparação com 57 anos na UE-27). Apenas 3,7% dos agricultores têm menos de 40 anos, o que levanta preocupações quanto à sustentabilidade de muitas explorações agrícolas. Olhando para o futuro, a futura Política Agrícola Comum (PAC), como parte da proposta do próximo Quadro Financeiro Plurianual (2028-2034), será mais simples e mais direcionada, com apoio mais voltado para os agricultores que se dedicam ativamente à produção alimentar, com especial atenção aos jovens agricultores e àqueles que cultivam em áreas com limitações naturais.
A AgriJovem 2025 realiza-se num ano simbólico em que Portugal assinala 40 anos de adesão à União Europeia, sendo também uma oportunidade para refletir sobre o impacto da PAC nas últimas décadas e debater o seu futuro, com especial foco na renovação geracional.