Agricultor cultiva abóbora gigante com 450 quilos

Agricultor cultiva abóbora gigante com 450 quilos

José Santos, de 39 anos, é barman de profissão, mas tem na agricultura a sua grande paixão. Na sua pequena horta, em Paderne, Albufeira, cultiva de tudo um pouco.

Mas é nas abóboras que dedica mais tempo. E o resultado não podia ser melhor: este ano conseguiu um exemplar gigante, com cerca de 450 quilos de peso. Foi mesmo necessária uma grua para retirar a abóbora da horta.

“O maior segredo é a dedicação. Ir todos os dias buscar água à Fonte de Paderne, dar adubo orgânico e deixar só uma abóbora por planta”, explica José Santos. Nos dias mais quentes, chegou a gastar “mil litros de água” na rega.

Já em 2018, o agricultor em part-time tinha produzido uma abóbora com 100 quilos. Este ano, decidiu gastar quase “200 euros” na compra de “três sementes, com boa genética”, provenientes dos Estados Unidos.

Uma dessas sementes transformou-se em abóbora gigante. José Santos participa este sábado, com este exemplar, no Concurso Internacional de Hortícolas Gigantes, em Paredes, no distrito do Porto.

Quando regressar ao Algarve, a abóbora estará em exposição na Mostra de FrutosSecos de Paderne, nos dias 28 e 29 deste mês. E depois de retiradas as sementes, será oferecida a instituições.

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Correio da Manhã .

Anterior EDIA junta-se ao projecto “km.0” para divulgação junto dos seus clientes
Próximo Vindimas revelam trajectórias distintas nas principais regiões produtoras

Artigos relacionados

Nacional

Declaração de existências de ovinos e caprinos 2017

[Fonte : IFAP]
A declaração de existências de ovinos e caprinos poderá ser efetuada diretamente pelo produtor naÁrea Reservada do Portal do IFAP, […]

Sugeridas

Cruzamento indesejado entre javalis e porcos domésticos aumenta risco de PSA

O alerta vem do presidente da Associação de Criadores de Porco Alentejano (ACPA): se o aumento exponencial do número de javalis em Portugal contribuir para a disseminação da peste suína africana (PSA), […]

Dossiers

What explains the differential cuts in CAP P1 and P2 spending in the Commission’s MFF proposal?

As I discussed in this post, the Finnish Presidency has been tasked with presenting a first draft of the MFF ‘negotiating box’ with numbers prior to the next European Council meeting 12-13 December 2019. […]