Agosto: Índice de preços de produtos agrícolas no produtor sobe 13% nos suínos e 11% nos hortícolas

O índice de preços de produtos agrícolas no produtor registou, em Agosto de 2019, uma variação positiva, nos suínos (+12,7%), hortícolas frescos (+10,6%), ovos (+7,1%), aves de capoeira (+2,8%) e ovinos e caprinos (+0,4%), segundo o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Setembro de 2019, do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Por outro lado, verificou-se uma diminuição no índice de preços da batata (-53,8%), azeite a granel (-14,7%), frutos (-3,5%), plantas e flores (-2,6%) e bovinos (-1,5%).

Em relação ao mês anterior verificou-se um acréscimo no índice de preços dos frutos (+14,3%), hortícolas frescos (+12,1%), ovos (+10,9%), aves de capoeira (+4,0%), plantas e flores (+3,9%), ovinos e caprinos (+0,7%) e suínos (+0,4%) e um decréscimo no índice de preços da batata (-31,0%), azeite a granel (-1,9%) e bovinos (-0,7%).

Índice de preços dos meios de produção na agricultura

Por outro lado, em Junho de 2019 assistiu-se a um acréscimo de 0,2% no índice de preços de bens e serviços de consumo corrente causado, principalmente, pela evolução do índice de preços dos adubos e correctivos (+3,6%); em comparação com o mês anterior verificou-se uma variação negativa de 0,4% no índice de preços de bens e serviços de consumo corrente devida, sobretudo, à evolução do índice de preços das sementes e plantas (-3,0%) e da energia e lubrificantes (-2,9%).

No índice de preços dos bens e serviços de investimento registou-se uma variação de +1,6%, devida ao aumento do índice de preços das máquinas de colheita (+2,4%) e das máquinas de cultura (+1,5%); em relação ao mês anterior verificou-se uma variação positiva de 0,3% resultante, sobretudo, da evolução observada nas máquinas de colheita (+1,0%).

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar .

Anterior PDR 2020 para Jovens Agricultores só em Outubro. Mas sabe quais os apoios locais em aberto?
Próximo Vila de Mora mostra relíquias que barragem do Alqueva revelou quando foi construída

Artigos relacionados

Nacional

52-Fresh cria fábrica de transformação de cenouras em Almerim. Mais 183 empregos

A 52-Fresh vai criar uma unidade de transformação de cenouras pequenas para exportação, em Almeirim. Segundo o presidente da Câmara Municipal, […]

Últimas

Nanotecnologia pode reduzir uso de agroquímicos

Um grupo formado por oito instituições académicas está a investigar a utilização da micro e da nanotecnologia em produtos de proteção de plantas para reduzir o uso de agroquímicos convencionais. […]

Sugeridas

Missão Continente doou em 2018 excedentes no valor de 11 M€

Em 2018, a Missão Continente procedeu ao reaproveitamento de «11 milhões de euros [M€] em excedentes provenientes das lojas Continente, Modelo e Continente Bom Dia». […]