Administração Interna apela a adoção de medidas de prevenção e precaução face a incêndios

Administração Interna apela a adoção de medidas de prevenção e precaução face a incêndios

[Fonte: MAI] Face às previsões meteorológicas para os próximos dias que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio florestal no território do Continente, o Ministério da Administração Interna apela à adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução na utilização do fogo em espaços rurais.

A base de dados nacional de incêndios rurais registou, entre 1 de janeiro e 31 de agosto, um total de 8156 incêndios rurais que resultaram em 28205 hectares de área ardida, traduzindo-se em menos 8719 hectares de área ardida e menos 369 incêndios rurais face a 2018.

Comparando os valores do ano de 2019 com o histórico dos últimos 10 anos, registaram-se menos 45% de incêndios rurais e menos 70% de área ardida.

O ano de 2019 apresenta, até ao dia 31 de agosto, o 2.º valor mais reduzido em número de incêndios e o 2.º valor mais reduzido de área ardida desde 2009.

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais 2019 (DECIR) está na sua máxima capacidade, contando com o maior número de operacionais de sempre. De 1 de junho a 15 de outubro (Nível de Empenhamento IV), o DECIR conta com 11492 operacionais, dos quais 5729 são bombeiros, apoiados por 2.495 veículos.

O Dispositivo deste ano foi também incrementado com 82 novas Equipas de Intervenção Permanente dos Corpos de Bombeiros. O atual Governo criou 182 novas EIP, num total de 910 operacionais. Também a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR (estrutura que sucedeu ao GIPS) foi reforçada com 132 novos militares.

Comente este artigo
Anterior El Brexit, la Comisión, la PAC y el dinero, retos del nuevo curso
Próximo Cotações – Ovinos e Caprinos – Informação Semanal – 26 Agosto a 1 Setembro 2019

Artigos relacionados

Sugeridas

Arranque das medidas aos agricultores afectados pelos incêndios

O Ministro da Agricultura apresentou hoje em Oliveira do Hospital as novas medidas de apoio aos agricultores afetados pelos incêndios. Capoulas Santos reuniu com os Presidentes das Comunidades Intermunicipais com mais concelhos atingidos pelos incêndios deste verão para explicar de que forma serão aplicadas estas medidas e a quem se destinam. […]

Comunicados

IVV: Atribuição de Autorizações de Nova Plantação de Vinha

O atual regime de autorizações de plantação de vinha, instituído pelo Regulamento (UE) n.º 1308/2013, permite que anualmente sejam distribuídos até 1% da superfície total de vinha efetivamente plantada no final da campanha […]

Comunicados

“APW compra contratos de Antenas telecomunicações em Portugal”

[Fonte: APW Portugal]

APW Portugal
posiciona-se como uma alternativa para capitalizar o aluguer das antenas e
torres de telecomunicações em Portugal. […]