Administração Interna apela a adoção de medidas de prevenção e precaução face a incêndios

Administração Interna apela a adoção de medidas de prevenção e precaução face a incêndios

[Fonte: MAI] Face às previsões meteorológicas para os próximos dias que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio florestal no território do Continente, o Ministério da Administração Interna apela à adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução na utilização do fogo em espaços rurais.

A base de dados nacional de incêndios rurais registou, entre 1 de janeiro e 31 de agosto, um total de 8156 incêndios rurais que resultaram em 28205 hectares de área ardida, traduzindo-se em menos 8719 hectares de área ardida e menos 369 incêndios rurais face a 2018.

Comparando os valores do ano de 2019 com o histórico dos últimos 10 anos, registaram-se menos 45% de incêndios rurais e menos 70% de área ardida.

O ano de 2019 apresenta, até ao dia 31 de agosto, o 2.º valor mais reduzido em número de incêndios e o 2.º valor mais reduzido de área ardida desde 2009.

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais 2019 (DECIR) está na sua máxima capacidade, contando com o maior número de operacionais de sempre. De 1 de junho a 15 de outubro (Nível de Empenhamento IV), o DECIR conta com 11492 operacionais, dos quais 5729 são bombeiros, apoiados por 2.495 veículos.

O Dispositivo deste ano foi também incrementado com 82 novas Equipas de Intervenção Permanente dos Corpos de Bombeiros. O atual Governo criou 182 novas EIP, num total de 910 operacionais. Também a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR (estrutura que sucedeu ao GIPS) foi reforçada com 132 novos militares.

Comente este artigo
Anterior El Brexit, la Comisión, la PAC y el dinero, retos del nuevo curso
Próximo Cotações – Ovinos e Caprinos – Informação Semanal – 26 Agosto a 1 Setembro 2019

Artigos relacionados

Notícias mercados

Nace AgrimarketPlace, la central de compras de cereal que busca acabar con el intermediario

AgrimarketPlace es la nueva plataforma on line de venta de cereales que ha llegado a España, procedente de Portugal, de la mano de Asaja. Se trata de una iniciativa que parte del propio sector cerealista, que busca acabar con los intermediarios para que el productor y las cooperativas traten directamente con las industrias, […]

Comunicados

Queijo Saloio com nova gama de Requeijões do Campo

A Queijo Saloio, empresa líder no segmento dos queijos de especialidade, aposta novamente na inovação e lança no mercado cinco novos produtos que vêm reforçar a gama de Requeijões. […]

Notícias Certificação Florestal

Projecto Melhor Eucalipto marca presença no Centro e Norte do País com sessões dedicadas à gestão florestal activa

Projecto Melhor Eucalipto estará nos distritos de Leiria, Aveiro, Viseu e Viana do Castelo.
A equipa do Projecto Melhor Eucalipto tem agendadas novas sessões de informação em Abril e Maio sobre boas práticas silvícolas na cultura do eucalipto. […]