“A qualidade da vindima deste ano é fantástica”, contudo espera-se uma diminuição de produção tanto na vinha como no olival, diz CEO do Esporão (c/som)

“A qualidade da vindima deste ano é fantástica”, contudo espera-se uma diminuição de produção tanto na vinha como no olival, diz CEO do Esporão (c/som)

[Fonte: Rádio Campanário] João Roquette, presidente executivo do Esporão (Reguengos de Monsaraz), esteve aos microfones da Campanário, a falar sobre as perspetivas das campanhas de uva e de azeitona do presente ano, assim como da atividade da empresa.

Para o presente ano, a empresa alentejana espera em todos os seus ramos de atividade, desde vinho, azeitona à cerveja, ter “60% de exportação” que “devem valorizar em 30 milhões de euros”. Este valor significa “uma subida ligeira” face ao ano transato.

Em termos de produção de uva, cuja colheita se encontra a decorrer, aponta que “há uma quebra no Alentejo e deverá haver um aumento no Douro”, onde a empresa também produz. Essa diminuição da uva é transversal “nos nossos fornecedores de uva”, aponta, sendo devida à falta de água e de humidade nos solos nos últimos meses.

“Agora é terminar a vindima, começar a campanha de azeitona e esperar que haja mais azeitona do que há uva”
João Roquette

Contudo, “a qualidade da vindima deste ano é fantástica”, uma vez que o verão foi fresco, permitindo “uma maturação das uvas muito regular e realmente , pelo que será de esperar um ano muito bom de qualidade nos vinhos”, declara.

“Infelizmente vejo uma correlação entre a produção na vinha e no olival”, declara, sendo que em termos da campanha da azeitona que terá início dentro de cerca de um mês, considera que tendo havido menos água, “a probabilidade é que haja menos azeitona que no ano passado”.

Comente este artigo
Anterior Eleições: André Silva diz que é preciso coragem para “deseucaliptar” Portugal
Próximo Radiografia de um monstro – Lorenzo

Artigos relacionados

Últimas

Mercadona abrirá en Portugal un centro de coinnovación

[Fonte: ALIMARKET ALIMENTACIÓN]
Mercadona ha anunciado que abrirá en Matosinhos -perteneciente a la región portuguesa del Gran Oporto- el que será primer centro de coinnovación en el país. […]

Sugeridas

Crédito Agrícola apoia associados da Porbatata

O Crédito Agrícola acaba de se associar à PORBATATA, a Associação da Batata de Portugal, para proporcionar condições especiais na subscrição de um conjunto de produtos e serviços financeiros desta instituição à PORBATATA e aos seus associados. […]

Sugeridas

Syngenta apresenta Amistar Top- o fungicida para olivais Top

[Fonte: Syngenta]
A Syngenta acaba de lançar no mercado nacional o Amistar Top, uma nova solução que protege o olival contra o Olho-de-Pavão, […]