A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) disponibiliza, a partir de hoje, dia 17 de setembro, o Sistema de Prevenção e Controlo de doenças nos animais (SPC).
O SPC desmaterializa e simplifica os processos relativos à notificação de suspeita de doença de declaração obrigatória dos animais e respetivas emergências sanitárias e ainda, os processos de gestão da biossegurança das explorações.
O SPC é uma plataforma digital gerida pela DGAV, destinada a ser utilizada pelos serviços veterinários oficiais, produtores, médicos veterinários(municipais, das OPSA, responsáveis sanitários e privados) e técnicos de laboratórios.
O SPC tem as seguintes funcionalidades:
• Notificação das doenças dos animais de declaração obrigatória;
• Registo dos exames clínicos e necropsias;
• Registo das colheitas de amostras;
• Registo da vigilância entomológica (colocação de armadilhas e colheita de amostras);
• Registo da visita sanitária incluindo o registo de dados da biossegurança das explorações e da formação dos produtores
• A classificação e acompanhamento da biossegurança das explorações pecuárias.
O SPC permite a interoperabilidade com outros sistemas de informação da DGAV, designadamente – Sistema Informativo da Sanidade dos Suínos (SISS), a Aplicação de Notificação Imediata de Animais Selvagens (ANIMAS), entre outras, apoiando assim, a tomada de decisão, por parte de todos os intervenientes.
A autenticação de acesso ao SPC efetua-se através do portal do IFAP, IP (iDigital), pelo que será necessário solicitar previamente à DGAV as credenciais de acesso. Com estas credenciais pode aceder ao SPC através do endereço https://spc.dgav.pt, ativo a partir do dia 17 de setembro 2025.
O SPC foi financiado pela AMA – Agência para a Modernização Administrativa, IP.
Conheça o VÍDEO do SPC
O artigo foi publicado originalmente em DGAV.