De entre os 10 principais destinos, só Brasil, Angola e Países Baixos compraram mais vinho português este ano
Portugal exportou, no primeiro trimestre, 73,6 milhões de litros de vinho no valor de 210,1 milhões de euros, o que representa uma quebra de 3,28% e de 0,95%, respetivamente. Já o preço médio cresceu 2,41% para 2,85 euros por litro. “Não são as melhores notícias, mas já se antecipava que o primeiro trimestre seria complicado. Neste momento, tudo indica que o primeiro semestre vai ser mau para a economia mundial e só depois haverá uma inversão”, explica o presidente da ViniPortugal, Frederico Falcão.
De entre os dez maiores destinos dos vinhos nacionais, só o Brasil, Angola e Países Baixos estão a crescer em termos homólogos, com aumentos de 4,8%, 31% e 7,1%, respetivamente. Em contrapartida, os Estados Unidos e a França, os dois principais compradores de vinhos portugueses, estão ambos a cair.
Portugal exportou, nos primeiros três meses do ano, 5,8 milhões de euros no valor de 25 milhões de euros para os EUA, o que representa uma quebra de 7,13% em volume e de 0,98% em valor. O preço médio está, no entanto, a subir 6,62% para 4,29 euros o litro. Em França isto é ainda mais acentuado: o preço médio está a crescer 12% para 2,99 euros […]