Em Trás-os-Montes, área de mercado Douro Sul, na semana em análise, as transações registaram um novo impulso em cerca de 30% face à semana anterior. A variedade com maior aumento no volume de vendas foi a “Golden Delicious”, enquanto a “Reineta Parda” se manteve estável e as restantes tiveram menor procura.
Na Beira Litoral, área de mercado Viseu, aproxima-se o fim da campanha de produção e comercialização de maçã “Bravo de Esmolfe”, produto apresentou qualidade inferior e a cotação teve uma descida de 36% para a categoria I SE calibre 60-65.
No Algarve, teve início a campanha de produção e comercialização da laranja “Lanelate”. Não se verificaram transações de limão SE categoria II calibre 3 (63-72) em saco.

Frutos secos
Em Trás-os-Montes, área de mercado Douro, as quantidades transacionadas de amêndoa foram baixas. A amêndoa tem concorrência de produto de outras regiões e de Espanha. Cotações estáveis.
No Alentejo, na área de mercado Alentejo Litoral, ligeira descida das cotações do pinhão, tendência de descida após época do Natal. A campanha da pinha tem sido muito atípica. Pouca oferta, quase nula, e mão de obra para a apanha muito cara, o que faz os produtores desistirem por falta de rentabilidade.
No Algarve, a alfarroba não teve alteração das cotações. A amêndoa tem concorrência de produto do Norte e do Alentejo, cotações estáveis.
→ Aceda aqui ao documento ←
Cotações – Frutos frescos e secos – 19 a 26 de janeiro de 2025













































