Apesar de ter no apelido Cidade, foi na sua Rua, em Sesimbra, que André Cidade começou há 11 anos a história d’O Melhor Croissant da Minha Rua. Hoje, com 21 lojas em Portugal até ao final de 2025 e a abrir precisamente nesta data a sua oitava loja em Espanha – na região de Córdoba – a marca apresenta uma nova identidade e uma visão de que a rua não é “minha”, é de todos. E que o melhor Croissant merece chegar a todas elas: O Melhor Croissant da Rua é a nova marca que aponta a mira a mais cidades europeias, bem pretende iniciar a expansão ao Médio Oriente, Ásia e EUA.
A marca portuguesa que nasceu em 2014, em Sesimbra – literalmente – pela mão de André Cidade e conquistou os consumidores e famílias em Portugal e Espanha com a sua receita artesanal de croissants e atitude, reposiciona hoje a sua insígnia para O Melhor Croissant da Rua.
A “supressão” gramatical do pronome possessivo não é um acaso e surge precisamente da convicção que a experiência e sabores de quem prova os seus croissants deixaram de pertencer apenas a uma rua: é agora da rua de todos, presente em cada vez mais locais e preparada para chegar a novos países, mantendo aquilo que tem de melhor: a sua essência, a tradição, a experiência próxima e familiar e, claro, os seus melhores croissants. O Melhor Croissant da Rua garante que mantém a proximidade afetiva, mas com uma imagem mais atual, democrática e plural.
“Este é um novo capítulo, mas com a mesma alma. Mantemos a nossa receita original, a experiência em loja e o espírito de vizinhança que nos viu nascer. Só que agora a nossa rua é a de todos, de quem nos descobre em Lisboa, em Madrid ou outras cidades europeias que estamos a preparar o lançamento, bem como em mercados com forte potencial de produto como Médio Oriente, Ásia e EUA pois recebemos, em média cerca de 40 pedidos de franchising por mês. Aquilo que começou na minha rua, em Sesimbra, faz parte da rotina de milhares de pessoas e esta nova fase é o reflexo desse caminho: a rua é para todos e o melhor croissant serve e serve-se a todos”, afirma André Cidade, fundador e diretor-geral da marca.
Em Portugal, O Melhor Croissant da Rua tem atualmente 19 lojas, mas até ao final do ano vai chegar às 21 unidades, com as aberturas em Mafra e na Baixa de Lisboa. A marca está presente em 14 concelhos do país, com uma forte presença na Grande Lisboa e Margem Sul — onde se incluem pontos nevrálgicos Lisboa, mas também em Loures, Odivelas, Sintra, Cascais, Almada e Seixal. Na Península de Setúbal, marca mantém o seu espaço que a inaugurou, em Sesimbra, bem como está presente em Setúbal e no Barreiro. No Centro, a equipa de André Cidade apostou, para já em Évora e Viseu, e no Norte, está no Porto e Vila Nova de Gaia.
Contado com uma presença ibérica, a marca conta ainda com oito lojas em Espanha, localizadas em Madrid, Marbella, Estepona, Fuengirola, Ronda, Málaga e Mérida, e inaugura precisamente hoje uma nova unidade em Córdoba. A operação espanhola, que representa já 30% da faturação total, assinala o sucesso da estratégia de internacionalização, com um investimento global de cerca de 2 milhões de euros e um modelo de master-franchising que combina lojas próprias e franchisadas.
Atualmente, a marca emprega cerca de 250 colaboradores, com 70% de lojas próprias e 30% em regime de franquia, e prepara novas contratações para acompanhar o ritmo de crescimento. Prepara-se ainda para lançar novos formatos para além de lojas de rua, como espaços em centros comerciais e quiosques que asseguram uma capilaridade nas principais zonas urbanas.
Recheados de inovação e consciência do que é ser O Melhor Croissant da Rua
A aposta d’O Melhor Croissant da Rua não se limita à expansão física e a uma nova identidade. A marca reforçou a sua equipa de inovação e desenvolvimento, responsável por testar novos recheios e lançar produtos complementares e exclusivos da marca, que enriquecem a experiência em loja. Entre eles destacam-se os gelados artesanais, certificados como autêntico gelato italiano, e o café de especialidade, 100% arábica e torrado diariamente em loja, disponível em três origens como Colômbia, Brasil e Etiópia.
Atualmente, a marca oferece 15 recheios entre opções doces e salgadas, incluindo alternativas vegan. Os grandes clássicos – croissant simples, doce de ovo e salmão – continuam a liderar as preferências, e o lançamento do recheio do famoso ingrediente do ano – o pistáchio – entrou também diretamente para o pódio.
Mesmo com novas receitas, edições limitadas, sabores sazonais e, agora, o recheio comemorativo de canela, a filosofia é sempre a mesma: croissants frescos, até à última fornada do dia sem sobras, sem atalhos, com o mesmo sabor de sempre.
Começou na minha rua. Hoje é tradição na sua
A cor canela é o fio condutor que pauta o look and feel das icónicas caixas e das lojas, cuja conversão arrancou na unidade número 1, em Sesimbra, e se estenderá até março de 2026 a todas as unidades. A escolha da cor canela deve-se à identidade da marca: trata-se de uma cor orgânica e artesanal, ligada ao mundo do craft, dos ingredientes naturais e das origens simples. Sugere autenticidade e verdade – exatamente o que a marca quer preservar no meio da sua expansão – funcionando como uma ponte entre a herança e a nova fase d’O Melhor Croissant da Rua.
Trouxe-se também mais vida à marca com um novo símbolo e ilustrações originais, que representam as múltiplas formas e experiências de consumo d’O Melhor Croissant da Rua, desde o pequeno-almoço partilhado às pausas improvisadas, dos encontros de amigos aos momentos de delivery no conforto do lar.
Para fazer as honras às novas cores das lojas e do packaging, o rebranding será ainda acompanhado pelo lançamento de uma edição limitada com sabor a canela e pela campanha nacional “Começou na minha rua. Hoje é tradição na sua”
Fonte: Melhor Croissant da Minha Rua












































