O Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) pagou, em setembro, 43,4 milhões de euros aos agricultores e pescadores, destacando-se os montantes no âmbito do plano estratégico da PAC.
“Até ao dia 25 de setembro de 2025, o IFAP procedeu a pagamentos num montante total de cerca de 43,4 milhões de euros”, lê-se numa nota do instituto.
O pagamento destes valores já se encontrava previsto.
Entre estes destacam-se, no âmbito do Fundo Europeu Agrícola de Garantia (FEAGA), 1,1 milhões de euros em fundos operacionais – frutas e produtos hortícolas.
No que se refere ao Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) Continente somam-se 1,3 milhões de euros no programa nacional para apoio ao setor da fruta e dos produtos hortícolas, 1,1 milhões de euros no programa nacional de apoio ao setor da apicultura, 3,7 milhões de euros para a promoção e comunicação nos países terceiros, 8,8 milhões de euros para a reestruturação e conversão de vinhas e 2,6 milhões de euros nos seguros de colheitas.
Na esfera do POSEI – Programa de Operações Específicas para fazer face ao Afastamento e à Insularidade, foi pago um total de 4,2 milhões de euros.
Por sua vez, o Programa de Desenvolvimento Rural do Continente (PDR) 2020 pagou 5,8 milhões de euros, o dos Açores (PRORURAL+) 2,1 milhões de euros e da Madeira (PRODERAM 2020) três milhões de euros.
Já o Mar 2020 pagou, no continente, três milhões de euros.