Em Trás-os-Montes, área de mercado Mirandela, chegou ao fim a campanha de produção e comercialização do figo “Vindimo” branco/preto.
Em Entre Douro e Minho, área de mercado Grande Porto, terminou a campanha de produção e comercialização do mirtilo.
Na Beira Interior, área de mercado Cova da Beira, a procura por outras frutas nomeadamente maçã da nova campanha, desviou a procura e a cotação da nectarina “Polpa Amarela” à saída de estação (SE) categoria II calibre A (67-73) teve uma descida em 43%. Nesta semana não se registaram transações de nectarina “Polp Amarela” SE categoria II calibre B (61-67) nos operadores acompanhados.
Na área de mercado Oeste, verificou-se um aumento da oferta de maçã, com mais calibres a serem transacionados e também aumento da procura. A cotação da pera “Rocha” SE categoria I calibre 65-70 teve uma descida em 12%, devido a uma maior oferta.
No Algarve, foram feitos acertos de mercado e as cotações tiveram uma descida para o limão SP categoria II calibre 5 (53-62) saco em 33%, SE categoria II calibre (63- 72) saco 24% e SE categoria II calibre 3 (63-72) caixa 10%.
Frutos Secos
Em Trás-os-Montes, área de mecado Douro, teve início a campanha de comercialização da amêndoa dura e semi-dura.
Na Beira litoral, área de mercado Viseu, campanha de 2025 para a avelã arrancou com uma perspetiva mais favorável no que diz respeito à cotação do produto, reflexo direto da valorização do mercado internacional. Cotações sem alteração.
No Alentejo, na área de mercado Alentejo Litoral, a cotação do pinhão manteve-se estável.
No Algarve, a alfarroba da nova campanha apresentou tamanhos pequenos e já muito seca. Prevê-se que parte da produção fique por apanhar, cotações sem alterações. A amêndoa tem concorrência de produto do Norte e do Alentejo, cotações estáveis
→ Aceda aqui ao documento ←
Cotações – Frutos frescos e secos – 15 a 21 de setembro de 2025