Iniciativa “Cuidar dos Animais, Cuidar do Ambiente”, da Tetra Pak e Compal, em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, vai premiar criatividade e mensagens sobre a importância da reciclagem e preservação da biodiversidade.
Prémios, no valor de 500 euros, serão entregues a seis escolas para que se tornem mais sustentáveis.
A Tetra Pak e a Compal, em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, estão a assinalar o Dia Internacional da Biodiversidade (22 de maio) com o lançamento de um concurso que quer alertar para a importância da preservação dos ecossistemas e das espécies.
Direcionado para a rede Eco-Escolas de todos os graus de ensino, a iniciativa “Cuidar dos Animais, Cuidar do Ambiente” desafia os alunos a criarem uma peça representativa da fauna autóctone ou de uma espécie ameaçada a nível mundial.
A partir de pacotes para bebidas da Tetra Pak, da marca Compal, devem ser criados trabalhos originais que transmitam as mensagens inerentes ao Dia Internacional da Biodiversidade e ao contributo da reciclagem para a sustentabilidade.
No âmbito deste desafio, serão premiadas seis escolas, divididas em dois escalões:
- Escalão 1: Jardins de infância e escolas do 1.º ciclo.
- Escalão 2: Escolas de outros níveis de ensino a partir do 2.º ciclo (inclusive).
Os prémios, no valor de 500 euros, deverão ser aplicados em materiais para tornar cada escola mais sustentável.
Ingrid Falcão, Sustainability Manager da Tetra Pak Ibéria, afirma: “Este ano, o Dia Internacional da Biodiversidade convoca a uma consciencialização global sobre o desenvolvimento sustentável. Ou seja, deve ser uma nova oportunidade para repensarmos a nossa relação com os outros seres vivos. Através da promoção de boas práticas, como a reciclagem ou o consumo responsável, podemos contribuir para um futuro melhor. É por isso natural que, à semelhança de outros anos e de outras colaborações, voltamos a unir esforços com a Compal e com o Programa Eco-Escolas. Uma das mensagens que queremos transmitir nesta atividade é a importância da reciclagem, e que os pacotes de bebidas devem ser reciclados no ecoponto amarelo.”
A inscrição, limitada a uma por estabelecimento de ensino, deverá ser realizada, preferencialmente, até ao dia 31 de maio de 2025, na plataforma Eco-Escolas, e toda a informação (memória descritiva e fotografias da peça e dos autores, entre outras) referente à candidatura terá de ser submetida online até ao dia 15 de junho de 2025.
O júri do concurso será constituído por elementos da Tetra Pak, Compal e Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação.
Os critérios de avaliação são: criatividade e originalidade, funcionalidade (estética, utilitária, etc.), demonstração da capacidade de reutilização de recursos, mensagens implícitas e explícitas, cumprimento das regras.
O regulamento do concurso está disponível aqui.
Fonte: Tetra Pak