Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Governo duplica indemninações por ataque de lobos com retroativos desde janeiro

    Novo Quadro Europeu de Resiliência às Alterações Climáticas – Consulta Pública

    cacho de uvas verdes

    Tribunal decreta suspensão dos funcionários da Comissão dos Vinhos Verdes detidos

    Universidade do Minho está entre as mais sustentáveis do mundo

    CNA

    CNA condena ataques contra organização camponesa na Palestina e faz apelo ao Governo português

    javali

    Peste suína africana em Espanha com possível origem em laboratório – Governo

    photovoltaic

    Qual pode ser o papel das redes elétricas na preservação do capital natural?

    Polícia grega lança gás lacrimogéneo sobre agricultores que ameaçavam bloquear aeroporto

    Rede Rural Nacional assinala Dia Mundial do Solo com lançamento de vídeos sobre a temática

  • Opinião
    José Martino

    De indefinições a decisões: o que falta à política agrícola portuguesa

    Ricardo Dinis

    Açafrão – A ilusão das Culturas Caras

    Quando o preço da carne se torna arma política

    Da vontade à realidade – boas intenções de Bruxelas que deixam dúvidas

    José Martino

    Balcão Único do Prédio (BUPi)

    Não é o futuro: a IA deve ser o presente nas explorações agrícolas e florestais portuguesas

    António Covas

    Serviços de ecossistema, a prioridade estrutural da política agro rural

    Georgete Felix

    Setor Cooperativo, Desenvolvimento Sustentável e ESG

    Manuel Chaveiro Soares

    Não comer gato por lebre

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Comissão Europeia quer enfraquecer leis dos pesticidas, alerta associação Quercus

    05/12/2025
    olive tree

    Cotações – Azeite e Azeitona – 24 a 30 de novembro de 2025

    05/12/2025

    Publicada a Resolução da Assembleia da República que aprova o Plano “Floresta 2050”

    05/12/2025

    Cotações – Frutos frescos e secos – 24 a 30 de novembro de 2025

    05/12/2025

    Cotações – Produtos Hortícolas – 24 a 30 de novembro de 2025

    05/12/2025

    Relatório semanal de acompanhamento dos mercados do setor da agricultura – 24 a 30 de novembro de 2025

    05/12/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Governo duplica indemninações por ataque de lobos com retroativos desde janeiro

    Novo Quadro Europeu de Resiliência às Alterações Climáticas – Consulta Pública

    cacho de uvas verdes

    Tribunal decreta suspensão dos funcionários da Comissão dos Vinhos Verdes detidos

    Universidade do Minho está entre as mais sustentáveis do mundo

    CNA

    CNA condena ataques contra organização camponesa na Palestina e faz apelo ao Governo português

    javali

    Peste suína africana em Espanha com possível origem em laboratório – Governo

    photovoltaic

    Qual pode ser o papel das redes elétricas na preservação do capital natural?

    Polícia grega lança gás lacrimogéneo sobre agricultores que ameaçavam bloquear aeroporto

    Rede Rural Nacional assinala Dia Mundial do Solo com lançamento de vídeos sobre a temática

  • Opinião
    José Martino

    De indefinições a decisões: o que falta à política agrícola portuguesa

    Ricardo Dinis

    Açafrão – A ilusão das Culturas Caras

    Quando o preço da carne se torna arma política

    Da vontade à realidade – boas intenções de Bruxelas que deixam dúvidas

    José Martino

    Balcão Único do Prédio (BUPi)

    Não é o futuro: a IA deve ser o presente nas explorações agrícolas e florestais portuguesas

    António Covas

    Serviços de ecossistema, a prioridade estrutural da política agro rural

    Georgete Felix

    Setor Cooperativo, Desenvolvimento Sustentável e ESG

    Manuel Chaveiro Soares

    Não comer gato por lebre

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Comissão Europeia quer enfraquecer leis dos pesticidas, alerta associação Quercus

    05/12/2025
    olive tree

    Cotações – Azeite e Azeitona – 24 a 30 de novembro de 2025

    05/12/2025

    Publicada a Resolução da Assembleia da República que aprova o Plano “Floresta 2050”

    05/12/2025

    Cotações – Frutos frescos e secos – 24 a 30 de novembro de 2025

    05/12/2025

    Cotações – Produtos Hortícolas – 24 a 30 de novembro de 2025

    05/12/2025

    Relatório semanal de acompanhamento dos mercados do setor da agricultura – 24 a 30 de novembro de 2025

    05/12/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal

Mais de 92% dos participantes usam promoções nas cadeias de retalho

por Revista Frutas, Legumes e Flores
24-10-2023 | 16:48
em Nacional, Últimas
Tempo De Leitura: 4 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

O RIL – Retail Innovation Lab da Católica Lisbon School of Business & Economics acaba de divulgar o seu mais recente estudo sobre Tecnologia e Inovação no retalho.

Este estudo, que tem como principal objectivo aferir medidas relacionadas com hábitos de consumo e percepções dos portugueses sobre as lojas de retalho na Sociedade Portuguesa, contou com 1.006 participantes que responderam a um questionário de resposta online onde diferentes constructos foram aferidos.

A recolha de dados foi realizada entre 20 de Junho e 17 de Julho de 2023, utilizando o Painel de Estudos Online da Católica Lisbon School of Business and Economics (PEO).

Quando questionados sobre o FUTURO DO RETALHO, os participantes indicaram esperar que no futuro as lojas desse segmento ofereçam produtos de melhor qualidade e mais promoções. Por outro lado, os participantes indicaram como menos importante no futuro que as lojas de retalho sejam digitalizadas e que ofereçam uma experiência de compra mais rica na loja. Comparativamente a estudos anteriores (realizados em Dezembro de 2021, Julho e Dezembro de 2022), esses resultados repetiram-se, indicando que há uma tendência consolidada nesse sentido.

Sobre TECNOLOGIA E EXPERIÊNCIA DE COMPRA, os participantes indicaram que a tecnologia oferecida na experiência de compra afecta, em média, 31.3% a sua percepção sobre uma loja ou insígnia. Isso indica que os participantes delegam uma parte importante da experiência de compra à tecnologia. Nesta mesma secção, o género masculino indicou dar uma maior importância à tecnologia oferecida na experiência de compra, o que também ocorreu na faixa etária dos 40 aos 49, seguida dos 19 aos 29 anos. A faixa etária de maiores de 60 anos foi a que indicou perceber um efeito menor da tecnologia oferecida na experiência de compra na percepção sobre uma loja ou insígnia.

Quando comparados estes dados com os resultados de um estudo semelhante realizado em Dezembro de 2022, foi possível verificar que houve uma pequena redução do valor médio do quanto a tecnologia oferecida na experiência de compra afecta à percepção dos participantes sobre uma loja ou insígnia.

Quanto às LOJAS AUTÓNOMAS, de uma maneira geral, os participantes indicaram ter um interesse médio nas lojas autónomas. 42.1% dos participantes mostraram-se interessados ou muito interessados em comprar em lojas autónomas, enquanto 37.5% mostraram-se pouco ou nada interessados. O género masculino demonstrou ter mais interesse em comprar em lojas deste tipo, assim como a faixa etária de 40 a 49.

Já no que diz respeito às COMPRAS ONLINE, mais de 70% dos participantes indicaram que efectuam compras online, sendo que a categoria de produtos mais relatada foi a de roupas e pronto a vestir (50.1%), seguida da tecnologia (44.2%) e livros e artigos de papelaria (39.2%).

Os segmentos que apareceram com menor recorrência foram as joalharias (6.5%) e ópticas (4.7%).

Também foi possível aferir que o género feminino compra ligeiramente mais online, assim como os participantes da faixa etária entre os 19 e os 39 anos, enquanto a faixa dos 60 anos ou mais, relataram comprar menos neste formato.

Em comparação com o estudo realizado em Dezembro de 2022, foi possível verificar uma ligeira redução do interesse geral em compras online, com uma redução do interesse dos participantes em segmentos como tecnologia, livros e artigos de papelaria e perfumarias e higiene pessoal.

Já os segmentos alimentares, acessórios, artigos de decoração e óptica apresentaram um ligeiro aumento no interesse. Neste sentido, este pode ser um indicativo de uma retomada do comércio offline após o decreto pelo OMS do fim da pandemia de covid-19, realizado em Maio de 2023. Ainda sobre este tema, 68.1% dos participantes indicaram que efectuam compras online directamente no site de lojas ou marcas de preferência e 32.2% por apps e mais de 7% através das redes sociais.

Quanto ao USO DE PROMOÇÕES, mais de 92% dos participantes indicaram usar habitualmente descontos e promoções nas cadeias de retalho, sendo que destes, 91.8% utiliza-os em cadeias de retalho alimentar (91.8%). Outro segmento relatado como importante na utilização de descontos e promoções foi o de roupas e pronto a vestir, tendo sido indicado por quase metade dos participantes (47.0%).

Na segmentação por género, foi possível aferir que o género masculino indica usar mais descontos e promoções nas cadeias de retalho. Com relação às faixas etárias, foi verificado que a faixa etária dos 30 aos 39 anos é que indica utilizar mais habitualmente descontos e promoções nas cadeias de retalho (93.7%) seguida da faixa etária dos 40 aos 49 anos (93.4%).

Comparativamente, foi possível perceber uma ligeira redução no relato de uso de descontos pelos participantes nos últimos estudos realizados.

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.

Imprimir Artigo
Publicação Anterior

Comissão congratula-se com acordo político para reforçar a proteção concedida aos produtos alimentares e bebidas de qualidade

Próxima Publicação

Contestação da CNA e das comunidades baldias leva Governo a adiar cortes nas ajudas, mas a luta continua!

Artigos Relacionados

Nacional

Governo duplica indemninações por ataque de lobos com retroativos desde janeiro

05/12/2025
Últimas

Novo Quadro Europeu de Resiliência às Alterações Climáticas – Consulta Pública

05/12/2025
cacho de uvas verdes
Nacional

Tribunal decreta suspensão dos funcionários da Comissão dos Vinhos Verdes detidos

05/12/2025
Próxima Publicação

Contestação da CNA e das comunidades baldias leva Governo a adiar cortes nas ajudas, mas a luta continua!

Opinião

José Martino
Últimas

De indefinições a decisões: o que falta à política agrícola portuguesa

por José Martino
03/12/2025

Ler mais
Ricardo Dinis
Últimas

Açafrão – A ilusão das Culturas Caras

por Ricardo Dinis
30/11/2025

Ler mais

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Comunicados

Novo Quadro Europeu de Resiliência às Alterações Climáticas – Consulta Pública

05/12/2025

Universidade do Minho está entre as mais sustentáveis do mundo

05/12/2025
Advertisement

Temas em destaque

Candidaturas PU PAC pós 2027 Simplificação PAC Água que Une

Eventos

Dezembro 2025
STQQSSD
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31     
« Nov   Jan »

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Sign In with Facebook
Sign In with Google
OU

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Sign Up with Facebook
Sign Up with Google
OU

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.