XVI Encontro de agricultores da Agromais Plus

XVI Encontro de agricultores da Agromais Plus

No passado dia 28 de fevereiro, realizou-se o 16.º ENCONTRO DE AGRICULTORES da AGROMAIS PLUS, que decorreu pela primeira vez na Hortejo (centro horto-frutícola da AGROMAIS), no Pinheiro Grande, onde foi possível confirmar a dinâmica dos produtores associados e a vitalidade das organizações que os representam.

Este evento, onde estiveram presentes cerca de 300 agricultores, contou com a participação de ilustres figuras do setor e da região, tais como o Senhor Presidente da Câmara da Chamusca, Dr. Paulo Queimado, o Senhor Presidente da Câmara da Golegã, Dr. José Veiga Maltez, e a Senhora Diretora Regional da Agricultura e Pescas da Região de Lisboa e Vale Tejo, Dr.ª Elizete Jardim.

O Presidente da Câmara Municipal da Chamusca, Dr. Paulo Queimado, abriu a sessão realçando a importância das organizações neste concelho, seguindo-se a apresentação do Eng.º Mário Antunes com alertas para a campanha 2018.

Seguidamente o Dr. Jorge Neves, Diretor-Geral da AGROMAIS C.R.L., apresentou os dados da evolução do mercado nacional e mundial dos cereais, concluindo que «o posicionamento da AGROMAIS passa por reforçar a comercialização do milho para consumo humano por forma a valorizar a produção dos agricultores associados».

Nesta sessão foi também homenageado e atribuído o prémio Carreira, a titulo póstumo, ao Director da AGROMAIS, Francisco Manuel Marques que teve um papel determinante e activo ao longo dos 30 anos da AGROMAIS, como agricultor e como dirigente.

«Era um agricultor de excelência e entusiasta da inovação e da tecnologia. Andava sempre à frente dos outros.» afirmou Luís Vasconcellos e Souza, Presidente da AGROMAIS.

No decorrer da sessão foram atribuídos os prémios aos agricultores que se destacaram em 2017 pela sua produção e envolvimento com as organizações. Este ano, para além dos prémios “AGRICULTOR DO ANO”, “AGRICULTOR SOLIDÁRIO”, “JOVEM AGRICULTOR” e de “MELHOR PRODUTOR” nas culturas da batata, cebola, tomate e milho, foi atribuído pela primeira vez um prémio na categoria “VOLUNTÁRIO+”, destinado a premiar a entidade que, no ano de 2017, mais se envolveu e contribuiu para a divulgação do projeto RESTOLHO.

Os premiados foram:

  • Agricultor Solidário – Hortícolas Casal da Avó
  • Voluntário + – Católica Lisbon School of Business & Economics.
  • Jovem Agricultor – David Camilo
  • Melhor Produtor de Milho – Armando José Pedro Rodrigues
  • Melhor Produtor de Cebola – Agro Anjos
  • Melhor Produtor de Tomate – Sociedade Agrícola Herdade do Caldas
  • Melhor Produtor de Batata – Sociedade Agro Conventinho

Para encerrar as comemorações dos 30 anos da Agromais, foi apresentado o livro «Três Décadas», da autoria do Dr. José Veiga Maltez, a quem coube a sua apresentação.

 «Obra feita! Eis a dedução imediata, quando se redescobre e se analisa a trajetória, o rumo desta organização, a sua acção e os seus resultados. Foi aprazível descrevê-la. Tão só, uma tribulação. Aquela de a compendiar e de a sintetizar, por ser longa e imensa. Levar as páginas deste livro ao prelo, nas quais se tentou traduzir o que se fez para “acontecer”, era uma questão de pertinência e de justiça!» afirmou o autor.

Comente este artigo
Anterior Syngenta organiza jornada formativa sobre olival e lança novo herbicida Minsk
Próximo XIX Fórum Nacional de Apicultura - 16 a 18 de Novembro de 2018 - Castelo Branco

Artigos relacionados

Últimas

83,5% dos portugueses acreditam ter uma alimentação saudável

No Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), a Marktest revela as principais conclusões de estudo sobre os hábitos alimentares dos portugueses, […]

Nacional

Adrepes recebe 1,259 milhões de euros de candidaturas no âmbito do DLBC Rural

A Adrepes – Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal anuncia que recepcionou 21 candidaturas referentes ao DLBC Rural nos concursos encerrados no passado dia 14 de Fevereiro de 2020, […]

Dossiers

Candidaturas ao VITIS abrem em outubro

As candidaturas ao regime de apoio à reestruturação e à reconversão das vinhas (VITIS) abrem em outubro, anunciou esta terça-feira, o secretário regional da Agricultura e Florestas, […]