Numa viagem pelos últimos 12 meses, realçamos os acontecimentos que mais se destacaram para o Centro PINUS em 2025.
Demos continuidade à monitorização de políticas e acompanhámos diversos dossiers relevantes para o setor florestal. Em conjunto com a ZERO, alertámos para o baixo investimento público em floresta, para a insustentabilidade da queima de madeira para fins energéticos e atualizámos, pelo terceiro ano consecutivo, o Barómetro de Investimento Florestal
Voltámos a celebrar, junto da sociedade, as datas emblemáticas dedicadas às florestas, reforçando o valor único do pinhal-bravo no Dia Internacional das Florestas (23 de março) e no Dia da Floresta Autóctone (23 de novembro). A primeira iniciativa foi coorganizada pelo Centro PINUS, o Município do Seixal e a Associação Vita Nativa, a segunda realizou-se em parceria com a Milvoz.
Mantivemos o desenvolvimento dos projetos de I&D apoiados pelo PRR, como a Agenda transForm, que possibilitou a realização das primeiras enxertias na PINUSLAND e a instalação do terceiro pomar produtor de semente na área de demonstração florestal gerida pelo Centro PINUS, no concelho de Coimbra. Estes pomares irão reforçar o aumento da produção de plantas provenientes do programa de melhoramento genético (para volume e forma do tronco).
Também no âmbito do RN21, tivemos uma nova época de enxertias, retratada neste episódio do PINUS TV, que apresenta a nova geração de pinheiros-bravos, resultante do programa de melhoramento genético focado exclusivamente na produção de resina.
Um dos projetos mais ambiciosos do ano foi o #RoteiroPINUS2025. Entre junho e outubro, as ações do Roteiro PINUS 2025 percorreram todo o país e envolveram cerca de 300 participantes em workshops, visitas de campo e jornadas técnicas, abordando temas como a gestão florestal do pinhal-bravo, o aproveitamento da regeneração natural, a inovação na resinagem e as oportunidades do mercado do pinho.
Esta iniciativa conjunta do Centro PINUS e do Centro de Competências do Pinheiro-Bravo contou com federações nossas associadas e diversas OPF´s locais como co-promotoras, reforçando a proximidade ao território e a capacitação dos agentes do setor.
Também este ano, o Centro de Competências do Pinheiro-Bravo (CCPB) disponibilizou gratuitamente mais três manuais da coleção técnica sobre a gestão de espécies invasoras em pinheiro-bravo, dedicados ao controlo de Acácia-de-Espigas, de Acácia-Mimosa e de Acácia-Austrália. Decorreram vários encontros entre os membros do CCPB, incluindo uma sessão de trabalho no âmbito do consórcio RN21 para a elaboração da Agenda Portuguesa de I&D&I para a Resina. Em setembro, realizou-se ainda a reunião do Conselho Geral do CCPB, presidida pelo Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, na qual foi nomeada a nova equipa de coordenação para o biénio 2024-26.
Chegámos à 10.ª edição digital dos indicadores “A Fileira do Pinho” e enviámos aos nossos subscritores quatro edições do PINUSPRESS.
Um dos momentos mais aguardados foi a cerimónia de entrega do 7.º Prémio Centro PINUS Jornalismo Florestal que, no passado dia 27 de novembro, apresentou as 6 obras vencedoras e as 4 menções honrosas, atribuídas pelo Júri. Assista aqui ao vídeo que retrata esta noite especial e aqui aos depoimentos de alguns dos jornalistas homenageados nesta edição.
O Centro PINUS recorda em 2025 um percurso feito de passos firmes, impulsionado por uma equipa técnica dedicada, apoiado pelos nossos associados e enriquecido por um conjunto de parceiros que caminharam connosco ao longo do ano.
Assista aqui ao vídeo “A retrospetiva do ano de 2025 do Centro PINUS num minuto” .
Desejamos-lhe um Feliz e Próspero 2026!
Fonte: Centro PINUS














































