No âmbito da candidatura do montado da Serra de Serpa ao reconhecimento pela FAO como Sistema Importante do Património Agrícola Mundial (SIPAM / GIAHS), decorreu, nos dias 12, 13 e 14 de maio, uma visita de um perito do Grupo Consultivo Científico da FAO/SIPAM a Portugal.
A visita teve início com uma reunião com a Direção do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) do Ministério da Agricultura e Pescas, onde foram destacados os pontos-chave da proposta. Nos dias seguintes, realizou-se uma visita de campo ao concelho de Serpa, organizada pela Associação Rota do Guadiana e pelo Município de Serpa, com o acompanhamento do GPP e do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) enquanto parceiros da proposta.
A visita permitiu um contato direto com os agricultores locais, que preservam e transmitem conhecimentos tradicionais, gerindo os recursos de forma sustentável e mantendo uma ligação profunda e intrincada com o território. Caracterizado por uma notável agrobiodiversidade, o montado da Serra de Serpa abriga uma comunidade vibrante que sustenta esse ecossistema.
Durante o percurso pela região proposta, foram visitadas diversas explorações agrícolas e agroalimentares na Serra de Serpa, revelando uma cultura de valor incalculável, uma paisagem de montado única no mundo.
O objetivo geral deste Programa é identificar e salvaguardar os SIPAM e as suas paisagens associadas, a biodiversidade agrícola e os sistemas de conhecimento, catalisando e estabelecendo um programa a longo prazo para apoiar esses sistemas e aumentar os benefícios globais, tendo a candidatura do sistema de montado da Serra de Serpa sido promovida pela Associação Rota do Guadiana em parceria com o Município de Serpa e o INIAV, contando com o apoio do GPP do Ministério da Agricultura e Pescas e com o envolvimento ativo de associações e entidades locais.
Fonte: GPP