Na recente edição da publicação CULTIVAR, editada pelo Gabinete de Planeamento, Políticas e Desenvolvimento Rural (GPP), a secção das grandes tendências abre com um artigo de Christophe Hansen, Comissário Europeu para a Agricultura e a Alimentação – “Os agricultores europeus merecem reconhecimento e apoio”.
Christophe Hansen afirma que a futura PAC pós-2027 reforça o compromisso da UE com os agricultores, garantindo um mínimo de 300 mil milhões de euros para apoio ao rendimento e gestão de crises, incluindo pelo menos 7,4 mil milhões para Portugal.
Considera que a nova PAC será mais simples, orientada para resultados e centrada na sustentabilidade, incentivando práticas ambientais e climáticas. Prioriza as pequenas explorações, os jovens agricultores e a renovação geracional, dedicando 10% dos fundos ao desenvolvimento rural.
O autor conclui: “A Europa está com os seus agricultores. (…) Estamos a tornar a política agrícola da UE mais simples e mais justa, para gerar um setor agrícola forte, sustentável e atrativo para as gerações futuras.”
Consulte a edição n.º 34 da publicação CULTIVAR – O Futuro da Política Agrícola Comum pdf | ebook (PT) | pdf | ebook (EN)
Fonte: GPP












































