Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
    dgav

    A Comissão propõe medidas específicas para garantir a aplicação atempada do Regulamento da UE relativo à desflorestação

    Simpler deforestation rules: Step forward – but no green light yet

    assembleia da republica logo

    Reunião da Comissão de Agricultura e Pescas – 22 de outubro

    DGAV

    Exportação de Pera para China

    Terra, Fogo e Água – Parte 2 – Roberto Cavaleiro

    Comissão Europeia pt

    Comissão Europeia propõe medidas de apoio à renovação geracional na agricultura

    água lago

    Arranque da construção de barragem em Vila Flor suspenso por ação em tribunal

    young farmer agriculture

    Comissão Europeia propõe 300.000 euros para jovens agricultores

    photovoltaic

    Multinacional quer investir 590 ME em central solar no distrito de Castelo Branco

  • Opinião
    Manuel Chaveiro Soares

    Não comer gato por lebre

    Plano de … despovoação!

    Agricultura na próxima década: entre a oportunidade e o risco – notas sobre o OECD–FAO Agricultural Outlook 2025–2034

    José Martino

    Os ensinamentos que retive dos fogos rurais de 2024 e 2025

    António Covas

    Os processos de ruralização e a estratificação social da 2.ª ruralidade

    Manuel Chaveiro Soares

    Frango de carne e sustentabilidade

    luis caixinhas

    O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

    filipe charters de azevedo

    Para onde vai o dinheiro da PAC?

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Simpler deforestation rules: Step forward – but no green light yet

    21/10/2025
    DGAV

    Exportação de Pera para China

    21/10/2025

    Comissão Europeia propõe medidas de apoio à renovação geracional na agricultura

    21/10/2025

    Comissão Europeia propõe 300.000 euros para jovens agricultores

    21/10/2025

    Adiamento da aplicação da lei contra desflorestação é só para pequenas empresas – Bruxelas

    21/10/2025

    OGM | Dependência de culturas geneticamente modificadas dos EUA levanta dúvidas sobre a soberania alimentar da Indonésia

    21/10/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
    dgav

    A Comissão propõe medidas específicas para garantir a aplicação atempada do Regulamento da UE relativo à desflorestação

    Simpler deforestation rules: Step forward – but no green light yet

    assembleia da republica logo

    Reunião da Comissão de Agricultura e Pescas – 22 de outubro

    DGAV

    Exportação de Pera para China

    Terra, Fogo e Água – Parte 2 – Roberto Cavaleiro

    Comissão Europeia pt

    Comissão Europeia propõe medidas de apoio à renovação geracional na agricultura

    água lago

    Arranque da construção de barragem em Vila Flor suspenso por ação em tribunal

    young farmer agriculture

    Comissão Europeia propõe 300.000 euros para jovens agricultores

    photovoltaic

    Multinacional quer investir 590 ME em central solar no distrito de Castelo Branco

  • Opinião
    Manuel Chaveiro Soares

    Não comer gato por lebre

    Plano de … despovoação!

    Agricultura na próxima década: entre a oportunidade e o risco – notas sobre o OECD–FAO Agricultural Outlook 2025–2034

    José Martino

    Os ensinamentos que retive dos fogos rurais de 2024 e 2025

    António Covas

    Os processos de ruralização e a estratificação social da 2.ª ruralidade

    Manuel Chaveiro Soares

    Frango de carne e sustentabilidade

    luis caixinhas

    O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

    filipe charters de azevedo

    Para onde vai o dinheiro da PAC?

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Simpler deforestation rules: Step forward – but no green light yet

    21/10/2025
    DGAV

    Exportação de Pera para China

    21/10/2025

    Comissão Europeia propõe medidas de apoio à renovação geracional na agricultura

    21/10/2025

    Comissão Europeia propõe 300.000 euros para jovens agricultores

    21/10/2025

    Adiamento da aplicação da lei contra desflorestação é só para pequenas empresas – Bruxelas

    21/10/2025

    OGM | Dependência de culturas geneticamente modificadas dos EUA levanta dúvidas sobre a soberania alimentar da Indonésia

    21/10/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal
Artigo do arquivo do Agroportal entre 1999 e 2014.

Viniportugal prop�e estratégia de marketing até 2010
Sector do Vinho prepara investimento de � 3 milhões para conquistar mercados do Reino Unido e dos EUA

por Agroportal
21-02-2004 | 00:00
em Arquivo Agroportal
Tempo De Leitura: 11 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

 

[ Página inicial ] [ Direct�rio ] [ Agronotícias ] [ Pesquisar ] [ Opini�o ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ]

 

 –  21-02-2004

[ Agroportal ] [ Nacional ] [ Internacional ]

Viniportugal prop�e estratégia de marketing até 2010
Sector do Vinho prepara investimento de � 3 milhões para conquistar mercados do Reino Unido e dos EUA

Em Sessão pública realizada a 19 de Fevereiro no Porto, para Apresentação do Relatério Porter 2 sobre o Sector do Vinho Portugu�s, a Viniportugal apresentou os seguintes objectivos:

  • Aumentar para � 100 milhões as exporta��es para os dois mercados até 2010

  • Aposta nos tintos super-premium para garantir uma categoria de vinhos Portugal

  • Meta de �1000 milhões de factura��o em 2010 para o sector do vinho portugu�s

A exportação de vinhos portugueses para os mercados britúnico e dos EUA beneficiar� de um potencial de crescimento muito significativo nos próximos anos se forem concretizadas as ac��es de promo��o correctas junto dos distribuidores e consumidores – conclui um estudo de estratégia e marketing sobre o sector do vinho encomendado pela Viniportugal � Monitor Group, prestigiada empresa de consultoria dirigida pelo Prof. Michael Porter, da Harvard University, que j� em Maio de 2003 apresentara um primeiro estudo sobre a viabilidade e a competitividade do cluster do vinho portugu�s.

De acordo com os dados deste "Porter 2 – Estudo de Estratégia e Marketing – Sector do Vinho 2010", que analisou a receptividade ao vinho portugu�s dos mercados e dos consumidores do Reino Unido, dos Estados de Nova Iorque e da Florida, nos EUA e, da Alemanha, será expect�vel aumentar o volume total de neg�cios do sector do vinho em Portugal para os � 1000 milhões até 2010, contra os � 757 milhões registados em 2002, isto gra�as �s boas perspectivas de crescimento das exporta��es para os mercados britúnico e norte-americano, que naquela data se prev� venham a ultrapassar os � 100 milhões.

Aposta nos tintos super-premium

Para concretizar na pr�tica as m�ltiplas propostas de actua��o estratégica definidas no ambito do estudo agora divulgado, a Viniportugal prop�e-se investir j� em 2004, cerca de � 3 milhões na promo��o dos vinhos nacionais nos mercados britúnico, da Florida e de Nova Iorque, tendo por objectivo primordial aumentar o reconhecimento do produto junto dos principais canais de distribui��o e de um n�mero crescente de consumidores. As diferentes categorias de distribuidores e os v�rios grupos espec�ficos de consumidores tidos como alvos preferenciais j� se encontram perfeitamente definidos pelos autores do estudo em cada mercado.

Segundo a estratégia delineada pelos especialistas da Monitor Group e validada pela Viniportugal, que se pretende indicadora para a actua��o das entidades oficiais e das empresas portuguesas do sector, a aposta nestes mercados externos, sem d�vida aqueles que revelam uma maior abertura e apet�ncia relativamente aos nossos vinhos, dever� iniciar-se pela promo��o dos tintos super-premium, com pre�os vari�veis entre os 9.99 e os 14.99 d�lares para os EUA e as 4.99 e as 9.99 libras para o Reino Unido, considerados aqueles que melhor corresponder�o aos anseios da procura existente.

Assegurado o aumento da penetra��o desta categoria de tintos e o reconhecimento de uma marca Portugal pelos consumidores, estar�o abertas as portas � exportação para estes mercados de outros produtos do variado portfolio de vinhos nacionais, nomeadamente os brancos e ros�, sendo de destacar a previs�vel boa aceita��o que o Vinho Verde merecer� no mercado da Florida.

Tr�s passos e dez ac��es

De facto, o estudo agora apresentado prev� tr�s passos cruciais para o desenvolvimento da estratégia de implantação dos vinhos portugueses nos mercados britúnico e dos EUA, a saber: até final de 2005, dever� ser superada a actual situa��o de quase total desconhecimento dos vinhos nacionais e criada uma marca forte e positiva; até final de 2006, importar� implantar uma categoria Portugal com presença assegurada nos pontos de venda e capaz de abrir caminho � divulga��o do nosso rico portfolio de vinhos; finalmente, até 2010 dever� ser aproveitado o crescente reconhecimento dos vinhos portugueses para aumentar o volume de vendas e as margens de comercializa��o, apostando-se em produtos de nível. e qualidade superiores.

Para garantir o sucesso deste plano de incremento das exporta��es dos vinhos portugueses, o estudo realizado prop�e uma listagem de uma dezena de ac��es concretas que passam pela concentra��o de esfor�os de todo o sector na promo��o dos produtos nos mercados seleccionados; pela escolha criteriosa dos canais de distribui��o e dos públicos-alvo; pelo recurso aos media e aos eventos de divulga��o mais apropriados; pela exalta��o dos temas promocionais mais apelativos, como a riqueza da Cultura e da Hist�ria de Portugal ou a utiliza��o de m�todos ancestrais de vinifica��o; e pela utiliza��o da imagem mais consent�nea com o gosto dos consumidores, seja no design da garrafa e do r�tulo, seja em todos os materiais promocionais.

A Viniportugal disponibiliza pois este estudo como mais uma ferramenta de vital import�ncia para o desenvolvimento do sector do vinho, consciente de que, conforme tem sustentado o ministro da Agricultura em sucessivas interven��es, a exportação � a sa�da capaz de melhor assegurar o futuro e o sucesso do cluster do vinho portugu�s.

Feito o diagn�stico, a Viniportugal está empenhada em avan�ar para o terreno e em concretizar as propostas contidas neste estudo "Porter 2", acreditando poder contar com a colabora��o e apoio de todas as entidades públicas e privadas de alguma forma ligadas ao sector.


VINIPORTUGAL

A ViniPortugal foi criada em 1997 e � uma associa��o inter-profissional que tem como objectivo a promo��o do vinho, no país e no estrangeiro, particularmente nos mercados externos para os quais Portugal j� exporta, ou nos quais os seus vinhos t�m grande tradi��o.

A ViniPortugal agrupa associa��es, federa��es de associa��es e organizações de profissionais ligadas � produ��o e ao com�rcio, com reconhecida representatividade no sector vitivin�cola. Integram a Associa��o os comerciantes (ANCEVE e ACIBEV), os produtores e viticultores (FENAVI e FEVIPOR), as cooperativas (FENADEGAS), as regi�es demarcadas (ANDOVI), os destiladores (AND), o Estado (IVV) e, em representa��o dos agricultores, a CAP.

A sua actividade � financiada por uma parte da verba que o IVV cobra a todos os produtores que certificam vinho e/ou vinagres e � destinada � promo��o. O or�amento disponível. �, assim, vari�vel, uma vez que o seu montante depende das certifica��es que o IVV leva a efeito.

MONITOR GROUP

A Monitor Group � uma empresa de consultoria estratégica global. A empresa foi fundada em 1983 pelos professores Michael Porter e Mark Fuller, da Universidade de Harvard, com a finalidade de aplicar conceitos de vantagem competitiva desenvolvidos na Faculdade de Gestáo dessa mesma instituição universit�ria.

Hoje, a Monitor mant�m a sua sede em Cambridge, Massachussetts, e emprega mais de mil pessoas em escrit�rios em todo o mundo. A sede da empresa na Europa � em Londres, a partir da qual coordena uma network de 13 escrit�rios. A Monitor tem prestado serviços de consultoria a governos nacionais e a empresas das mais conceituadas do mundo. Recorde-se, a prop�sito, que j� em 1993 Porter tinha elaborado um relatério sobre a economia portuguesa, encomendado pelo Governo de Cavaco Silva, e no qual o sector do vinho surgia como um dos clusters nacionais com maior potencial.

A Monitor � �nica entre as consultoras de estratégia, pois resulta de um grupo de empresas que reunem especialistas de variadas áreas de neg�cio, no sentido de ajudar a resolver os desafios e problemas mais cr�ticos dos seus clientes numa perspectiva integrada. As empresas do grupo são especializadas em gestáo, estratégia corporativa e organizacional; o Monitor Investment Bank � especializado em fus�es, aquisi��es e investimento de capital; e a Monitor Clipper Partners gere um fundo de private equity de $750 milhões, que investe associando-se a clientes da Monitor ou em oportunidades ligadas a áreas em que desenvolveu conhecimentos espec�ficos.


Apontadores relacionados:

Artigos

  • Agronotícias (21/02/2004) – Sala Ogival : um espaço nobre em Lisboa para promover o vinho

  • Agronotícias (20/02/2004) – Vinho : Sucesso espanhol � uma oportunidade mais do que uma amea�a

  • Agronotícias (17/02/2004) – 

  • Agronotícias (16/02/2004) – 

  • Agronotícias (25/01/2004) – Vinhos : Segunda parte do Relatério Porter apresentado em Fevereiro no Porto

S�tios

Fonte: Imago

[ �cran anterior ]  [ Outras notícias ]

[ Página inicial ] [ Direct�rio ] [ Agronotícias ] [ Pesquisar ] [ Opini�o ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ]

Produzido por Camares � – �  1999-2007. Todos os direitos reservados.
Optimizado para o IE 5.#, resolu��o 800 x 600 e 16 bits
Imprimir Artigo
Publicação Anterior

Braga : produtores de leite recebidos pelo PSD no Parlamento para pedir "justi�a"

Próxima Publicação

Portugal organiza IX Simp?sio Internacional da Pera

Artigos Relacionados

Arquivo Agroportal

Tema central da Ovibeja 2015 homenageia Cante Alentejano

28/11/2014
Arquivo Agroportal

Ministro da Economia lança desafio aos empresários para que façam do “Portugal Sou Eu” um catalisador da economia

28/11/2014
Arquivo Agroportal

Inquérito à estrutura das explorações agrícolas 2013: um retrato com duas realidades

28/11/2014
Próxima Publicação

Portugal organiza IX Simp?sio Internacional da Pera

Discussão sobre este post

Advertisement

Opinião

Manuel Chaveiro Soares
Últimas

Não comer gato por lebre

por Manuel Chaveiro Soares
19/10/2025

Ler mais
Últimas

Plano de … despovoação!

por Arlindo Castro
12/10/2025

Ler mais
Advertisement

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Advertisement

Comunicados

dgav

A Comissão propõe medidas específicas para garantir a aplicação atempada do Regulamento da UE relativo à desflorestação

21/10/2025
assembleia da republica logo

Reunião da Comissão de Agricultura e Pescas – 22 de outubro

21/10/2025

Temas em destaque

Candidaturas PU PAC pós 2027 Água que Une

Eventos

Outubro 2025
STQQSSD
   1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31   
« Set   Nov »
Advertisement

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Sign In with Facebook
Sign In with Google
OU

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Sign Up with Facebook
Sign Up with Google
OU

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.