Frederico Falcão deixa recado ao grupo de alto nível que a Comissão Europeia quer reunir em torno do sector, mas que a organização não sabe por quem será constituído. Entretanto, o preço médio das exportações está a descer este ano face a 2023.
A Comissão Europeia criou um grupo formado por representantes dos Estados membros, que vai discutir os desafios e oportunidades do sector vitivinícola e apresentar recomendações até ao início de 2025. A primeira reunião está agendada para 11 de setembro, mas o sector não tem a certeza de quem será chamado a participar no grupo de trabalho.
“Nas últimas duas décadas, o sector vitivinícola da União Europeia tem tido uma história de sucesso […], com as exportações a triplicarem em valor”, destacou, a Comissão em comunicado citado pela Lusa. Mas, apesar do seu contributo para o PIB, o sector enfrenta “desafios significativos” face à quebra no consumo interno, às alterações de consumo e à instabilidade do contexto internacional.
É neste contexto que Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal – organização inter-profissional reconhecida por Despacho do Ministério da Agricultura […]