A terceira edição da Lisbon Food Affair, certame dedicado às vertentes de Alimentação e Bebidas, Canal Horeca, Máquinas e Equipamentos para a Indústria e Distribuição Alimentar, decorre de 10 a 12 de Fevereiro de 2025. Este evento exclusivamente profissional tem lugar nas instalações da Feira Internacional de Lisboa (FIL), em Lisboa, é organizado pela Fundação AIP e conta com espaços de exposição – para negócios e networking –, com conferências, com apresentações e com acções de showcooking.
A organização sublinha que a Lisbon Food Affair – www.lisbonfoodaffair.fil.pt – «é uma plataforma de interacção entre players nacionais e internacionais do sector alimentar, com o objectivo de se estabelecer como um ponto de encontro para negócios entre a Europa, África, Ásia e Américas, além de abranger o mercado português», acrescentando que «visa atender às necessidades das empresas, abordando temas sobre o futuro da alimentação, as mudanças estratégicas no posicionamento das empresas e das marcas, dotar os players de respostas relativamente a questões logísticas, identificar novos mercados e oportunidades de negócios diferenciadas, bem como estabelecer as pontes necessárias para as transacções internacionais, beneficiando a economia e as exportações». É também referido que esta iniciativa de periodicidade anual «valoriza a produção nacional, a inovação, a sustentabilidade e a internacionalização, como eixos estratégicos de actuação, destacando-se como um impulsionador do sector alimentar português, não apenas em produtos alimentares e bebidas, mas também em equipamentos, máquinas e tecnologias».
A organização afirma que «a produção nacional ganha destaque pelo desenvolvimento de novos produtos baseados em tecnologias inovadoras e ambientalmente sustentáveis», que «a excelência, diferenciação e autenticidade dos produtos portugueses são altamente valorizadas pelos compradores internacionais, sendo um dos aspectos mais valorizados por estes», e que, «no mercado interno, é junto dos profissionais da grande distribuição, comércio a retalho e especializado e da restauração, incluindo chefs nacionais e estrangeiros, que a Lisbon Food Affair tem gerado grande interesse». A propósito da edição de 2025, são partilhados alguns dados sobre a segunda edição, que «terminou com um balanço muito positivo, com contactos muito interessantes entre empresas expositoras e visitantes profissionais, nacionais e internacionais», sendo que «o evento destacou-se como um marketplace essencial para identificar novos players, desenvolver produtos e tecnologias inovadoras e encontrar soluções para o sector alimentar».
Segundo a organização, o programa de buyers da edição de 2024 «trouxe 50 compradores internacionais, resultando em mais de 500 reuniões B2B [business-to-business] e gerando oportunidades de negócio superiores a 25 milhões de euros», com 86% dos buyers participantes a indicarem que «o evento superou as expectativas, com classificações de “satisfeitos ou muito satisfeitos” em relação às reuniões realizadas» – um feedback que «demonstra a adequação entre as empresas participantes e os buyers convidados», diz a organização. Na segunda edição da Lisbon Food Affair, participaram compradores de países como Alemanha, Angola, Arábia Saudita, Argentina, Bahrain, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Chipre, Colômbia, Espanha, Emirados Árabes Unidos, Equador, França, Grécia, Hong Kong, Índia, Irlanda, Itália, Lituânia, Marrocos, México, Omã, Países Baixos, Polónia, Reino Unido, Roménia, Tunísia, Turquia, EUA e Uruguai.
São ainda partilhados outros dados relativos à edição de 2024, resultantes dos inquéritos realizados aos expositores e aos visitantes profissionais:
Expositores:
• 90% atingiram ou superaram os objectivos estabelecidos;
• 88% perspectivou a concretização de negócios;
• 70% confirmaram impacto positivo no volume de negócios;
• 88% avaliaram a qualidade e potencial de negócio com visitantes nacionais como bom ou muito bom, com 75% de satisfação em relação aos compradores internacionais;
• 90% tencionam participar em 2025.
Visitantes profissionais:
• 69% compareceram com a intenção de realizar negócios;
• 94% afirmaram que a LFA correspondeu ou superou as expectativas;
• 94% referiram que a LFA contribui para o crescimento económico do sector;
• 92% pretendem visitar a próxima edição em 2025;
• 94% recomendam a visita a outros profissionais do sector.
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.