|
|
|
|
|
– 09-05-2002 |
[ Agroportal ] [ Nacional ] [ Internacional ] |
Vinhos portugueses marcam presença em dois eventos do sector em são Paulosão Paulo De 06 a 16 de Maio, a Expand, maior importadora brasileira de vinhos, promove a Vinexpand 2002. De 07 a 09 de Maio acontece a Vivavinho 2002, principal evento da Am�rica Latina direccionado ao wine business. A Vivavinho, que além de Brasil e Portugal terá a participa��o de produtores da Fran�a, It�lia, Espanha, Alemanha, Su��a, Hungria, EUA, Israel, Argentina, Uruguai e Chile, vai reunir no ITM Expo em são Paulo mais de 15 mil produtos que estar�o colocados � venda. são esperados cerca de 15 mil visitantes durante os tr�s dias da feira. Para a directora comercial da Vivavinho, Zoraida Lobato Viotti, "o Brasil não conhece a evolu��o do vinho portugu�s, sabemos mais sobre os vinhos verdes e do Porto, mas Portugal tem muito mais para oferecer", afirmou. O ICEP Portugal – Investimento, Com�rcio e Turismo e a importadora World Wine La Pastina entraram em acordo com a organiza��o da Vivavinho e transferiram suas feiras de vinho, que seriam realizadas independentemente, para dentro do evento. Segundo informou o ICEP � Agência Lusa, os produtores portugueses ganham com essa parceria pois v�o aderir a uma feira de grande impacto, com visibilidade e potencialidade de neg�cios muito maior. Uma comitiva com 12 produtores do Ribatejo e 21 da regi�o da Estremadura estar�o representados na Vivavinho num stand de 100 metros quadrados. Sobre a participa��o lusitana, a directora comercial do evento ressaltou "gostaria que cada vez mais produtores portugueses colocassem a Vivavinho em sua agenda de feiras de neg�cios, pois o evento � a maior oportunidade de divulga��o de vinhos estrangeiros no Brasil", disse Viotti � Agência Lusa. O outro evento do sector, a Vinexpand, promovido pela importadora Expand, prop�e uma programa��o de degusta��es dirigidas. As degusta��es são acompanhadas pelos wine-dinners, protagonizados por chefs de cozinha nacionais e internacionais. Este evento come�a em são Paulo, no dia 6 de Maio, e depois passa para as principais capitais brasileiras como o Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Bras�lia, Salvador e Recife. � esperada a participa��o de mais de seis mil convidados para todas as degusta��es. Os vinhos portugueses seráo representados na Vinexpand com cerca de 40 r�tulos diferentes que estar�o presentes no decorrer dos 11 dias em que acontece o evento. Entre outros, a Vinexpand Também terá a presença de produtores da Austr�lia, �frica do Sul, Calif�rnia. O director da divisão de vinhos da Expand Group, Luiz Gast�o Bolonhez, afirmou que conseguiu fechar novos contratos com produtores portugueses e que acontecer�, por ocasi�o da Vinexpand, o lan�amento exclusivo de dois novos vinhos portugueses no mercado brasileiro. Um será o Quinta do Cabriz, da regi�o do D�o, o vinho portugu�s que acaba de receber a maior pontua��o (91 pontos) na revista Wine Expectator, respeitada publicação internacional direccionada ao setor de vinhos. O outro será o Quinta do são Jo�o, vindo do Ribatejo. Bolonhez observou que, "pela primeira vez, a Vinexpand receber� produtores de vinho de várias partes do mundo e a participa��o de Portugal � especial nesse momento, pois estamos investindo especificamente na amplia��o do nosso portif�lio de vinhos portugueses". Segundo dados do Icep, Portugal � hoje o 5� maior produtor de vinhos da União Europeia (UE) e está em 14� posi��o mundial. Portugal � Também o 4� consumidor da UE e mundial, com consumo per capita de 50 litros/ano. De acordo com o ICEP, em 2001 as exporta��es portuguesas para o Brasil somaram mais de cinco milhões de litros. O vinho portugu�s mais importado pelo Brasil no ano passado foi o Periquita, com a compra de 65 mil caixas, sendo respons�vel por 12% do total das importa��es. Um levantamento da World Trade Atlas mostra que, em 2001, as importa��es brasileiras de vinho tiveram um total aproximado de US$ 67 milhões. A lideran�a foi da It�lia, que deteve US$ 18,149 milhões. Depois aparece a Fran�a, com US$ 14,138 milhões, seguida de bem perto pelos vinhos portugueses com US$ 14,037 milhões. De acordo com dados da OIV (Office International de la Vigne et du Vin) divulgados pelo Wine Institute da Calif�rnia, o Brasil passou para a 15� coloca��o no mercado produtor de vinhos e está na 53� posi��o em consumo per capita no mundo. O brasileiro consome em média dois litros de vinho por ano.
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2007. Todos os direitos reservados. Optimizado para o IE 5.#, resolu��o 800 x 600 e 16 bits |