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– 30-08-2010 |
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Vinhos de Lisboa vendem mais em 50 paísesApesar da crise, as vendas do vinho da regi�o de Lisboa t�m crescido nos �ltimos anos, muito pela aposta destes produtores nas exporta��es, que actualmente t�m como destino 50 países. Segundo Carlos Jo�o Pereira da Fonseca, da Comissão Vitivin�cola da Regi�o de Lisboa (CVR-Lisboa), esta CVR foi autorizada a mudar a designa��o de �Estremadura� para �Lisboa� em Maio 2008, pelo que os vinhos apenas em 2009 come�aram a usar a nova designa��o e �� demasiado cedo para se ter n�meros fi�veis acerca da influ�ncia que a mudan�a de nome teve nas vendas da regi�o�. No entanto, os resultados que esta regi�o tem obtido �são muito positivos�, tendo �subido todos os anos no n�mero de vinho certificado�, apesar da crise, passando de �cerca de 17, quase 18 milhões de garrafas em 2007 para 21 milhões de garrafas em 2009�, considerou. �Este ano, até Junho, no primeiro semestre, volt�mos a subir sete por cento e as exporta��es t�m continuado Também a ser um dos grandes motores das vendas da nossa regi�o. N�s exportamos, pelos n�meros que temos, mais de 50 por cento do vinho certificado, neste momento, para mais de 50 países�, afirmou. Este respons�vel salientou que a regi�o transformou-se muito nos �ltimos tempos, �desde a nova tecnologia, �s adegas, aos en�logos e aos pr�prios produtores�, j� que ao lado dos tradicionais, h� novos produtores �que estáo h� 10 ou 12 anos no mercado�. Carlos Jo�o Pereira da Fonseca salientou que a altera��o da designa��o da CVR pretendeu �um nome que tivesse maior notoriedade no mercado externo�, porque �o mercado nacional que � um mercado saturado� e �o nome de Lisboa, que � a capital do país, � uma grande refer�ncia�. �Evidentemente que Também temos crescido no mercado nacional. Este aumento todo não � s� da exportação, mas a parte mais significativa � a do mercado externo�, salientou. O vinho de Lisboa � exportado sobretudo para Angola, B�lgica, Reino Unido e EUA. Depois h� outros destinos importantes, como a Noruega, � cabe�a de outros países eslavos, o Canad� e a Alemanha, numa lista de 50 países que inclui destinos t�o diferentes como o Brasil, a Austr�lia, a China, os Emirados �rabes, a �ndia, o Qatar e Guadalupe. Para promover o vinho no estrangeiro, a CVR-Lisboa participa em ac��es com outras entidades, mas Também tem iniciativas pr�prias, muitas com o apoio da Agência para o Investimento e Com�rcio Externo de Portugal (AICEP), que tem decrescido muito nos �ltimos anos. �O Estado desinvestiu muito nos or�amentos dos ICEP locais e n�s temos tido muita dificuldade em obter apoio do ICEP precisamente pela falta de meios que as delega��es t�m nos mercados de destino�, criticou, salientando que Portugal �tem de continuar a apostar nos mercados e � claro que isso custa muito dinheiro, mas � um trabalho que tem de ser feito e tem de haver apoio se se quiser continuar a exportar�. Fonte: Lusa
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