|
|
|
|
|
– 13-01-2010 |
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
Vinhos: Adega de Borba exporta 15% e quer apostar nos mercados da Rússia e �ndiaA Adega Cooperativa de Borba, que exporta 15 por cento do volume de vendas de vinho, pretende consolidar os clientes conquistados em cerca de 25 países e apostar em mercados como a Rússia e �ndia. Em declarações � agência Lusa, o director t�cnico da adega, �scar Gato, observou que, nos �ltimos cinco anos, a empresa tem mantido a quota de exportação de 15 por cento do volume de vendas. A empresa, de acordo com o respons�vel, tem apet�ncia pelo mercado asi�tico, onde j� conquistou clientes, sobretudo em Macau e China, embora Também exporte para a Coreia do Sul e Jap�o �scar Gato indicou que a adega exporta para cerca de 25 países, entre os quais Angola, Cabo Verde, Canad�, Estados Unidos e Brasil. A Alemanha, Fran�a, Luxemburgo, B�lgica, Holanda, Su��a e Su�cia constituem os principais mercados europeus do vinho da Adega Cooperativa de Borba. �Pretendemos consolidar estes mercados e tentar outros, como a Rússia e �ndia, para aumentar as exporta��es�, salientou �scar Gato, adiantando que �h� ainda um trabalho a desenvolver para conseguirmos exportar os nossos vinhos para aqueles dois mercados, que são atractivos�. O director t�cnico indicou que na produ��o de 2009 a adega de Borba foi �irreverente� em rela��o ao Alentejo, registando �um aumento de 15 por cento face a 2008, totalizando 8,5 milhões de litros, mas mesmo assim uma produ��o inferior � média dos �ltimos cinco anos, que � de 11,5 milhões de litros�, garantindo que para além do aumento de produ��o, �o vinho da Adega de Borba obteve um acr�scimo de qualidade�. De acordo com M�rcia Farinha, respons�vel pelo departamento de marketing e rela��es públicas, a empresa de Borba coloca anualmente no mercado entre 12 a 15 milhões de garrafas, 70 por cento de vinho tinto e 30 por cento branco. M�rcia Farinha salientou que o mercado nacional absorve 85 por cento das vendas da empresa, que pretende aumentar, este ano, a presença no canal Horeca (hotelaria, restaurantes e caf�s) e manter a grande distribui��o. A adega, segundo a respons�vel, lanãou no mercado recentemente, quatro vinhos monovarietais com a marca Senses, um branco, casta Ant�o Vaz; e tr�s tintos, castas Aragonez, Syrah e Touriga Nacional, da colheita de 2008. Também recentemente, a adega lanãou no mercado o Montes Claros Garrafeira 2005, distinguido com v�rios prémios em concursos internacionais, sendo o Convento da Vila, Adega de Borba, Montes Claros, Adegaborba.pt e Galitos, que constituem as principais marcas da empresa. A Adega Cooperativa de Borba, cujos vinhos t�m vindo a ser distinguidos com prémios em concursos de ambito nacional e internacional, pretende, segundo a respons�vel do departamento de marketing, desenvolver a curto prazo a área do enoturismo. O volume de neg�cios da empresa, de acordo com o director t�cnico, atingiu em 2009 cerca de 20 milhões de euros, registando um decréscimo de cinco por cento em rela��o a 2008. A adega re�ne 300 viticultores que cultivam uma área de vinha de 2.100 hectares, 75 por cento uvas tintas e 25 por cento uvas brancas, nos concelhos alentejanos de Borba, Estremoz e Vila Vi�osa. Fundada em 1955, foi a primeira de um conjunto de adegas cooperativas constitu�das no Alentejo. Fonte: Lusa
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2007. Todos os direitos reservados. Optimizado para o IE 5.#, resolu��o 800 x 600 e 16 bits |