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– 25-03-2003 |
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Vinho Porto : SPR Vinhos investe 5 Me até 2004 em unidade industrial em LamegoPorto, 24 Mar De acordo com Ant�nio Saraiva, a primeira fase do projecto, localizado na Quinta de Monsul e or�ado em tr�s milhões de euros, arrancou em Novembro de 2002 e dever� estar conclu�da no final de Julho, apesar dos atrasos motivados pelo Inverno rigoroso. A segunda fase terá in�cio em seguida, se até ent�o forem conseguidas as necess�rias autoriza��es do munic�pio e de outros organismos, e prev� a constru��o de um armaz�m de envelhecimento e de um centro de vinifica��o, no valor de dois milhões de euros. Segundo adiantou � Lusa Ant�nio Saraiva, o objectivo � terminar todo o complexo nos primeiros tr�s a quatro meses do próximo ano. A rentabiliza��o deste e de outros investimentos foi um dos motivos que esteve na base da recente fusão entre as empresas de vinho do Porto Roz�s e são Pedro das �guias, que deram origem � SPR Vinhos, AS, explicou. Oficializada em Dezembro de 2002, por incorpora��o da Roz�s na são Pedro das �guias, a opera��o visou ainda "dar uma outra dimensão � actividade em Portugal", uma "maior transpar�ncia nos capitais investidos" e uma "melhor especializa��o da m�o de obra existente", referiu Ant�nio Saraiva. � que, explicou, a são Pedro das �guias tinha uma "voca��o agr�cola muito forte" e sempre baseou as vendas nos mercados franc�s e portugu�s, enquanto a Roz�s demonstrava "muito pouca voca��o para propriedades pr�prias", apostando antes em contratos com fornecedores. Depois de, em 2002, ter vendido 2,52 milhões de garrafas, no valor de 9,2 milhões de euros (contra 8,96 milhões de euros em 2001), a SPR Vinhos prev� vender 2,65 milhões de garrafas no exerc�cio em curso. As apostas futuras da empresa passam, sobretudo, pela "evolu��o qualitativa" das propriedades existentes, pelas novas plantações em curso e pelas "aquisi��es poss�veis de novas quintas", assim como por um aumento da quota de mercado na exportação e pelo "aproveitamento das sinergias do grupo através dos v�rios agentes internacionais das marcas de champagne". Nos projectos da SPR Vinhos está ainda a apresentação internacional das denomina��es de origem controlada (DOC) Douro, através das filiais do grupo nos v�rios mercados de exportação e, Também, em Portugal, e a "aposta forte" na distribui��o das marcas são Pedro das �guias, Roz�s e de +champagnes+ do grupo no mercado nacional. Nesta linha, o grupo pretende criar "em breve" uma empresa de distribui��o pr�pria, que terá a designa��o Vranken Pommery Ib�rica, e que se encarregar� da distribui��o destas marcas nos mercados portugu�s e espanhol, até agora a cargo da Pernaud Ricard. J� nas pr�ximas semanas será lan�ada comercialmente a nova garrafa e imagem dos vinhos Porto Roz�s Tawny e Roz�s White, que a directora comercial do SPR Vinhos, Lu�sa Olazabal, descreveu como "mais estilizada, jovem e din�mica", gra�as aos "tra�os mais modernos e �ngulos mais pronunciados". J� lan�ada no in�cio do ano em Fran�a e na B�lgica, a nova imagem resultou, no mercado franc�s, num aumento das vendas de Janeiro e Fevereiro na ordem dos 200 por cento. Uma boa performance que Lu�sa Olazabal espera venha a repetir-se em Portugal (o único outro país onde a Roz�s adoptar� a nova imagem) j� a partir do Ver�o, embora numa escala proporcional ao mercado, que absorve apenas cerca de quatro por cento das vendas da empresa.
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