|
|
|
|
– 28-03-2012 |
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
Vinho do Porto: The Fladgate Partnership receia obriga��o de utilizar aguardente do DouroO grupo The Fladgate Partnership, detentor das marcas Taylor’s, Fonseca e Croft, manifestou a sua preocupa��o pela hip�tese de o Governo decretar a obrigatoriedade de se utilizar aguardente produzida no Douro para fazer vinho do Porto. A companhia fez as suas contas e concluiu que o �pre�o por litro aumentar� cinco vezes�, em média, dos actuais 1,60 euros para cerca de oito euros, disse � Agência Lusa o seu director t�cnico e en�logo, David Guimaraens. A questáo foi abordada durante a apresentação das contas de 2011 do The Fladgate Partnership, grupo que se dedica apenas � produ��o de vinho do Porto. No Ver�o passado, o secret�rio de Estado do Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo disse haver dois problemas que �atrapalham muito a vida dos viticultores do Douro�, os quais, a entrada de novas licen�as de plantação na regi�o vindas do exterior e as aguardentes importadas. A aguardente � hoje importada nomeadamente de Fran�a e alguns sectores acreditam que se ela passar a ser produzida no Douro poder� ajudar os pequenos e m�dios viticultores que estáo quase falidos. David Guimaraens admite que a solu��o preconizada por alguns sectores �� atractiva a curto prazo�, mas insiste que a mesma levaria a um aumento substancial de pre�os e a uma �diminui��o das vendas� e até da qualidade Se as vendas ca�rem devido a um aumento dos pre�os, �as empresas deixar�o de ir �s vindimas no Douro e utilizar�o os seus stokcs�, considerou o administrador da The Fladgate Partnership, Adrian Bridge. O grupo The Fladgate Partnership registou um volume de neg�cios de 80,6 milhões de euros em 2011, um por cento mais do que no ano anterior. Obteve lucros de 4,5 milhões de euros e este ano tenciona �investir cinco milhões em novas instala��es� na Quinta do Bar�es, uma propriedade situada em Vila Nova de Gaia com 100 mil metros quadrados. �Vamos centralizar a� as nossas linhas de engarrafamento e prestar servi�o � Real Companhia Velha� nessa área, anunciou o administrador Adrian Bridge, adiantando que o equipamento �vai estar pronto em Maio�. Com tr�s áreas de neg�cios distintas, o grupo continua a ter no vinho do Porto o seu principal produto, sendo respons�vel por quase dois teráos das suas receitas. The Fladgate Partnership, estabelecido em Portugal h� 320 anos, apresentou as suas contas de 2011 e o vinho Porto surge destacado em primeiro lugar, com vendas de 54,3 milhões de euros, menos dois por cento, ainda assim, do que em 2010. A distribui��o maturou 20,5 milhões de euros e o turismo 5,7 milhões, neste caso gra�as, em grande medida, ao The Yeatman Hotel. Adrian Bridge acredita que a unidade hoteleira, inaugurada h� 18 meses, dever� dar os primeiros lucros em 2013, �o que � normal neste tipo de investimento�. Em 2011, o The Yeatman registou preju�zos de quatro milhões de euros devido a amortiza��es e outros custos. Bridge salientou que o hotel obteve, entretanto, diversos prémios e o seu restaurante, dirigido pelo chefe Ricardo Costa, conquistou j� uma estrela Michelin. �Recebemos 144 mil pessoas nos nossos centros de visita, que compraram quase um milh�o de euros de vinho do Porto e produtos relacionados�, disse � Agência Lusa. A companhia permanece fiel ao vinho do Porto e aposta forte nas categorias especiais (vintage, LBV, colheitas e reservas), respons�veis por 83 por cento das suas vendas. �Tivemos muito mais lucro este ano, quase o dobro face a 2010, gra�as as vendas de vinho do Porto de categorias especiais�, para o que muito contribuiu o lan�amento o vintage de 2009 das tr�s marcas da casa, Taylor’s, Fonseca e Croft. A Inglaterra ainda � �o melhor mercado� deste grupo, seguido dos Estados Unidos e do mercado nacional. Para este ano, a expectativa � continuar com o crescimento das categorias especiais, apesar de o consumo de vinho do Porto estar em queda dentro e fora de Portugal. A companhia está agora presente em 66 países e planeia abrir cinco novos mercados na Am�rica do Sul", como o Peru e a Venezuela. Com 11 quintas distribu�das pelo Douro, onde �investiu 24,5 milhões na última d�cada�, The Fladgate Partnership não tem planos para se lan�ar Também no terreno dos vinhos DOC e pretende continuar conhecido pela sua liga��o exclusiva ao vinho do Porto. �não h� tempo para diversificar os nossos esfor�os� nessa direc��o, afirmou Adrian Bridge. Fonte: Lusa
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2012. Todos os direitos reservados. |