|
|
|
|
|
– 22-07-2010 |
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
1� semestre fecha em alta – crescimento de 5,6%Vendas de Vinho do Porto aumentam, categorias especiais são quem mais ordenaOs n�meros das vendas de vinho do Porto no primeiro semestre de 2010 revelam uma evolu��o positiva. O crescimento de 5,6% na quantidade total vendida, cerca de 4 milhões de caixas, quando comparado com o primeiro semestre de 2009, a par do crescimento do pre�o m�dio associado � evolu��o das categorias especiais, representam uma mudan�a positiva nas estatésticas dos �ltimos anos e boas notícias para o sector. O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) manifesta satisfa��o pela evolu��o destes primeiros seis meses do ano. A leitura dos gr�ficos e dos n�meros das vendas de vinho do Porto no primeiro semestre de 2010 deixam o sector motivado, mas com as devidas reservas. O crescimento de 5,6% na quantidade total vendida (quase 4 milhões de caixas) quando comparando com o primeiro semestre de 2009, � not�rio mas uma parte deste crescimento ficar� a dever-se � reposi��o de stocks por parte da distribui��o, pois os mesmos ter-se-�o situado em n�veis bastante baixos no final de 2009 em alguns mercados. Assim, não � de esperar que no final do ano de 2010 se registe um crescimento t�o acentuado quanto o que se verifica agora; se o segundo semestre do presente ano for igual ao do ano anterior, ent�o chegaremos ao final de 2010 com um volume de vendas de 9,5 milhões de caixas, correspondendo a um volume de neg�cios de 367 milhões de euros; esses n�meros representar�o, em compara��o com 2009, acr�scimos de 2,5% na quantidade, de 4,5% no volume de neg�cios e de 2,0% no pre�o m�dio. De real�ar, sim, o crescimento do pre�o m�dio (que j� não se verifica desde 2005), relacionado com a evolu��o ao nível. das categorias especiais, ainda mais destacada que o total da comercializa��o; no primeiro semestre de 2010 todas as categorias especiais, sem excep��o, apresentam crescimentos significativos (com pelo menos dois d�gitos) na quantidade vendida, com especial destaque para o Vintage (+163,5%), muito por influ�ncia do sucesso do Vintage 2007. Assim, � expect�vel que as categorias especiais recuperem em termos de quota de mercado e que o seu peso na quantidade comercializada em 2010 se venha a situar nos 18,3% (17,6% em 2009).
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2007. Todos os direitos reservados. Optimizado para o IE 5.#, resolu��o 800 x 600 e 16 bits |