|
|
|
|
– 14-12-2012 |
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
Venda de bacalhau aumentou 13% face ao ano anterior
A crise estimulou a procura de bacalhau, com as vendas a crescerem 13% face ao ano anterior, apesar de se procurarem produtos mais baratos e se comprar menos de cada vez. Um estudo da Kantar World Panel, disponibilizado pelo Conselho de Exportadores de Produtos do Mar da Noruega (Norge), revela que, entre Janeiro e Novembro de 2012 as vendas de bacalhau da Noruega cresceram 13% em volume face ao período hom�logo atingindo 42.649 toneladas. No entanto, o pre�o m�dio por quilo diminuiu 0,6%, fixando-se nos 7,21 euros. Os n�meros indicam que as vendas se mantiveram estáveis ou mesmo com um pequeno aumento, confirma o secret�rio-geral da Associa��o dos Industriais do Bacalhau (AIB), Paulo M�nica, destacando "uma tend�ncia de procura pelos produtos de pre�o mais baixo". O ‘crescido’ (1 a 2 quilos) foi o tamanho mais vendido, enquanto o ‘gra�do’ (2 a 3 quilos) perdeu quota de mercado, apontou. O estudo de mercado da Kantar, realizado junto de 4000 mil lares, indica ainda que o volume ‘per capita’ aumentou para 12,4 quilos (7,9%), bem como o gasto m�dio dos consumidores: cerca de 90 euros, mais 7,3% do que no mesmo período de 2011. Os portugueses foram mais vezes �s compras, com a frequ�ncia a aumentar 9,4% face ao ano passado, mas trouxeram menos quantidade de bacalhau (-1,4%), e gastaram menos (-1,9%) em cada desloca��o. Em cada compra, trouxeram em média 2,950 quilos de bacalhau, uma descida de 4,6% face a 2011. Paulo M�nica acrescentou que as compras são feitas sobretudo nos hipermercados: "as vendas de bacalhau estáo extraordinariamente concentradas nas grandes superf�cies". O com�rcio tradicional, onde os clientes v�o ter "um outro tipo de atendimento e, eventualmente, um produto de maior qualidade" fica essencialmente reservado para a quadra natal�cia. Esta � Também a �poca em que as vendas atingem o seu máximo e este ano não deve ser diferente. O Norge estima que no Natal cerca de 60% das fam�lias portuguesas compram e consomem bacalhau. "A expectativa � manter os mesmos n�veis do ano anterior ou mesmo ligeiramente superiores", sublinhou o secret�rio-geral da AIB. Para Paulo M�nica, o facto de os portugueses continuarem a comprar bacalhau, apesar da dif�cil conjuntura econ�mica, justifica-se com o peso da tradi��o na gastronomia, mas Também porque se trata de um produto vers�til e com "uma rentabilidade muito alta". "Um quilo de bacalhau comprado � um quilo de alimento. � uma solu��o econ�mica porque tem um nível. de aproveitamento de 90 a 95%. S� se tiram a pele e as espinhas", sintetizou. Fonte: Lusa
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2012. Todos os direitos reservados. |