Foram anunciados ontem, 14 de Março, os vencedores da primeira edição dos prémios “Mais Alqueva, Mais Valor”, com cinco categorias e uma menção honrosa. Este galardão é uma iniciativa integrada no projecto Agendas Locais da Água no Alentejo (ALA), financiado pelo Fundo Ambiental e desenvolvido em parceria pela Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA), pela Consulai e pela Universidade de Évora.
- Na categoria “Mais Utilização”, que visa distinguir entidades empresariais e não empresariais «que promovam práticas sustentáveis relacionadas com critérios sociais e ambientais, destacando o uso sustentável da água», o prémio foi atribuído ao “Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo” – promovido pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana com vários parceiros, sendo o principal a Universidade de Évora.
- A empresa Olival da Risca venceu na categoria “Mais Transformação”, que pretende «distinguir as empresas agroindustriais que implementam práticas que conduzam a um crescente uso eficiente de água no seu processo e/ou que implementem práticas sustentáveis em termos sociais, ambientais ou económicos».
- A categoria “Mais Inovação”, que «destaca os projectos de inovação/investigação que promovam a sustentabilidade e a eficiência do uso de água pelos utilizadores de água da EDIA», teve como vencedor o grupo operacional FitoFarmGest – dedicado à «gestão sustentável de fitofármacos, em olival, vinha e culturas arvenses, na área de influência do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva».
- À empresa Esporão S.A. foi atribuído o prémio “Mais Produção”, que visa distinguir os produtores agrícolas, beneficiários do regadio da EDIA, «que promovam o uso eficiente da água, bem como a adopção de práticas sustentáveis (económicas, sociais e ambientais)».
- Na categoria “Mais Valor”, o vencedor foi o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (Cebal). Neste caso, o vencedor foi escolhido por votação do público no site da iniciativa, a partir de quatro candidatos previamente seleccionados pela EDIA: Cebal, Centro Operativo e de Tecnologias de Regadio (COTR), Escola Superior Agrária de Beja, Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (Icaam).
- Foi ainda decidido atribuir uma menção honrosa ao projecto Agirdin – Agroturismo de Investimento, Lda.
Com excepção da categoria “Mais Valor”, os vencedores dos prémios “Mais Alqueva, Mais Valor” foram seleccionados por um júri independente a partir das candidaturas apresentadas. Com esta iniciativa, pretende-se «reconhecer projectos, na área de influência do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, que implementem um conjunto de boas práticas relacionadas com o uso eficiente da água, do solo, a conservação da biodiversidade, a promoção e a divulgação dos seus modelos de negócio, integrando os conceitos mais recentes de desenvolvimento sustentável».
Segundo a organização, o objectivo dos prémios “Mais Alqueva, Mais Valor” foi «identificar e dar visibilidade às empresas, pessoas e instituições que contribuem para a eficiente utilização dos recursos naturais, com especial enfoque no recurso água». Acresce a isto a intenção de «criar uma rede colaborativa de agricultores que possam demonstrar as boas práticas e promover a disseminação destes conceitos que conciliam ambiente e agricultura, criando mais-valias para os produtores que as implementam, a médio e longo prazo».