A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR NORTE) promove, em 2025, a 2.ª edição do “Prémio Vinha Douro” uma iniciativa que valoriza o trabalho dos viticultores e o seu compromisso com a preservação e a sustentabilidade da paisagem duriense.
O “Prémio Vinha Douro” nasceu para promover e distinguir as boas práticas agrícolas e ambientais nas intervenções dos vinhedos, privilegiando o equilíbrio e a harmonia entre as soluções técnicas de inovação e de modernização dos sistemas de cultivo e as medidas de preservação e salvaguarda de materiais e práticas tradicionais.
Nesta edição, serão atribuídos dois galardões, consoante a área das explorações onde as vinhas estejam integradas (até e acima de cinco hectares). Podem candidatar-se ao “Prémio Vinha Douro” os proprietários das parcelas intervencionadas ou cooperativas e associações que os representem.
Com uma periodicidade bienal, o Prémio Vinha Douro é uma iniciativa da CCDR NORTE, através da Missão Douro, em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), a Liga dos Amigos do Douro Património Mundial (LADPM), a Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID) e Associação dos Viticultores Profissionais do Douro (ProDouro).
Candidaturas até 30 de outubro. Consulte regulamento em premiovinhadouro.pt
O artigo foi publicado originalmente em UTAD.