Universidade de Évora abre nova licenciatura em Enologia

Universidade de Évora abre nova licenciatura em Enologia

A nova licenciatura em Enologia avança já este ano letivo. Este novo curso destaca-se pelo enfoque no ensino fortemente ligado à produção e à investigação científica na área da Vitivinicultura, nas quais a Universidade de Évora tem condições únicas, a que se junta a componente da formação em Enoturismo, que é para Maria João Cabrita, coordenadora da Licenciatura, “diferenciadora relativamente a outras formações oferecidas nesta área”.

Logo desde o primeiro ano os estudantes da Licenciatura em Enologia terão a oportunidade de contactar com a realidade da produção vitivinícola, na Herdade Experimental da Mitra, Pólo da Escola de Ciências e Tecnologia, bem como contactar a com atividades de investigação nesta área, por exemplo no MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, recentemente classificado como “Excelente” pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia”.

Numa região internacionalmente reconhecida como produtora de vinhos de qualidade entendeu-se como fundamental oferecer formação superior na área, possibilitando formar, na única Universidade da maior região do país (NUTS II), as novas gerações de técnicos, gestores e empresários para na área vitivinícola.

Estas são “condições excecionais para o ensino nesta área” declara Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora. Na base da decisão de criação deste novo curso estiveram “a longa tradição e know-how da instituição na área da Vitivinicultura” que “vem fortalecer a aposta da Universidade numa diversificação da formação em linha com as especificidades e necessidades da região, respondendo, desta forma, à Estratégia de Especialização Inteligente do Alentejo, em que a Vinha e o Vinho é uma das principais áreas de desenvolvimento.

Comente este artigo
Anterior Açores: 522 mil euros para reforço do abastecimento de água à agricultura no Pico
Próximo Oferta de emprego - Engenheiro Alimentar - Técnico de Qualidade - Viseu

Artigos relacionados

Sugeridas

FENAREG propõe medidas de mitigação dos efeitos seca na agricultura

[Fonte: FENAREG] A FENAREG propôs na Audição da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar, a 29 de Maio, medidas imediatas que compensem os agricultores regantes pelos efeitos da seca prolongada.

Considerando que o problema da seca se prolonga pelo quinto ano consecutivo, com restrições de disponibilidade hídrica em várias bacias hidrográficas, […]

Dossiers

Produtores agroflorestais apresentam propostas para o montado e exigem clarificação da posição do Governo

Inserido no ciclo de workshops “Mais Conhecimento/ ha” decorreu na 3ª feira no Observatório do Sobreiro e da Cortiça em Coruche, uma muito concorrida sessão dedicada à Gestão do sobcoberto em Montado, uma das opções de gestão que pode ter maior impacte sobre a sua vitalidade, […]

Atividades do setor

Aflosor promove workshop: investigação e inovação aplicadas ao montado de sobro – 5 de julho – Ponte de Sor

A AFLOSOR – Associação de Produtores Agro-Florestais da Região de Ponte de Sor, organiza no âmbito do GO PLATISOR, o Workshop | Investigação e Inovação aplicadas ao Montado de Sobro. […]