A UE e a Índia concluíram hoje as negociações de um acordo de comércio livre (ACL) histórico e ambicioso, o maior acordo deste tipo alguma vez celebrado por ambas as partes.
O acordo reforçará os laços económicos e políticos entre a segunda e a quarta maiores economias do mundo, num período marcado por tensões geopolíticas e desafios económicos crescentes a nível mundial, demonstrando o empenho de ambos os parceiros nas políticas de abertura económica e no comércio baseado em regras.
A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou: «Hoje, a UE e a Índia fazem história, aprofundando a parceria entre as maiores democracias do mundo. Criámos uma zona de comércio livre de 2 mil milhões de pessoas, com vantagens económicas para ambas as partes. Enviámos um sinal ao mundo de que a cooperação assente em regras continua a produzir grandes resultados. Acima de tudo, estamos apenas o início. Vamos tirar partido desta iniciativa bem sucedida e desenvolver a nossa relação para sermos ainda mais fortes.»
Para mais informações, consultar:
- Comunicado de imprensa: UE e Índia celebram acordo de comércio livre histórico
- Perguntas e respostas sobre o Acordo de Comércio Livre UE-Índia
Fonte: Comissão Europeia


















































