Na aldeia de Outeiro, em Montalegre, qualquer pessoa pode trilhar os caminhos que o pastor percorre diariamente e acompanhar o rebanho pelas pastagens da encosta da Serra do Gerês.
A ideia partiu de um casal que vive na aldeia. O percurso de cerca de 10 quilómetros inclui farnel e enchidos assados numa fogueira improvisada. A partida é na aldeia de Outeiro, por um caminho de terra junto à Casa Albelo do Gerês.
Maria Carronda, da associação de montanheiros Mountain Riders é a guia. “O percurso em terra batida começa aqui junto ao Albelo do Gerês, depois atravessamos um ribeirinho, seguimos ao longo da barragem da Paradela e vamos até um lugar que se chama Gafaria. Aqui atravessamos uma ponte e passamos para o outro lado da serra. Subimos depois até um lugar que se chama Urzelo, onde estão as cabras e aqui o pastor abre as cortes, as cabras saem e vão comer. Aí acompanhamos o pastor com as cabras”.
E quase cinco quilómetros depois de termos começado a caminhada, de dificuldade fácil, chegamos ao lugar de Urzelo, onde o pastor João Fernando vai soltar as cabras. “Tenho que andar sempre com as cabras por causa dos lobos, por volta das seis ou
Discussão sobre este post