Novo Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental atualiza dados 18 anos depois da última avaliação. Atividades humanas e alterações climáticas são os principais fatores de ameaça à fauna nacional.
Cerca de 33% das espécies de mamíferos terrestres e marinhos da fauna de Portugal Continental avaliadas estão ameaçadas, ou seja, 27 das 82 espécies estudadas, revela o novo Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental, que atualiza dados que datavam de 2005.
O Livro Vermelho dos Mamíferos reúne e consolida toda a informação disponível sobre este grupo de animais e o seu estatuto de ameaça. Além dos objetivos científicos, o Livro visa também contribuir para a divulgação da fauna de mamíferos e dos seus problemas de conservação em Portugal.
“A informação compilada torna este livro uma ferramenta importantíssima para o trabalho futuro de agências governamentais, instituições académicas, associações de defesa do ambiente, empresas de natureza diversa, estudantes e cidadãos interessados no património natural. Será um livro de consulta obrigatória para, por exemplo, elaborar planos de ordenamento e gestão de áreas protegidas, planear projetos de investigação sobre mamíferos, estabelecer medidas agroambientais, avaliar impactos ambientais, programar projetos de conservação de ecossistemas e espécies ameaçados, bem como apoiar decisores públicos em processos de tomada de decisão”, sublinha João Cabral, investigador na Universidade de Trás-os-Montes e coeditor do livro.
A obra foi […]
Discussão sobre este post