A Europa enfrenta desafios crescentes em vários domínios, como a segurança, a defesa, a competitividade, a migração, a energia e a resiliência às alterações climáticas. Estes não são desafios temporários, refletindo mudanças geopolíticas e económicas sistémicas que exigem uma resposta forte preparada para o futuro.
Com esta visão, a Comissão Europeia apresentou a sua proposta de Quadro Financeiro Plurianual (QFP) ambicioso e dinâmico para o período 2028-2034. Este quadro dotará a Europa de um orçamento de investimento de longo prazo à altura da sua ambição de ser uma sociedade e uma economia com independência, prosperidade, segurança e dinamismo ao longo da próxima década.
Em simultâneo, a Comissão lançou um processo para a revisão da arquitetura antifraude da UE. A revisão complementa os trabalhos preparatórios do próximo QFP, tendo por objetivo assegurar uma proteção reforçada e mais eficaz dos interesses financeiros da União.
A presidente Ursula von der Leyen declarou: «O nosso novo orçamento de longo prazo contribuirá para proteger os cidadãos europeus, reforçar o modelo social europeu e fomentar a prosperidade da indústria europeia. Num período marcado pela instabilidade geopolítica, o orçamento permitirá à Europa definir o seu próprio destino em consonância com a sua visão e os seus ideais. Um orçamento que apoie a paz e a prosperidade e promova os nossos valores constitui o melhor instrumento de que nos podemos dotar nestes tempos de incerteza.»
Para mais informações sobre o QFP para 2028-2034, consultar o comunicado de imprensa, o documento de perguntas e respostas e as fichas informativas sobre as várias decisões no âmbito da proposta de QFP. Está igualmente disponível um comunicado de imprensa sobre a arquitetura antifraude da UE.
Fonte: Comissão Europeia