Um guia para descobrir a “beleza” integral de Portugal

Um guia para descobrir a “beleza” integral de Portugal

É um daqueles livros muito úteis para quem ainda não foi de férias e também não tem planos concretos. Chama-se Portugal – Turismo de Natureza e são 264 páginas carregadas de sugestões, de Norte a Sul do país, incluindo as ilhas dos Açores e da Madeira, entre quedas de água, praias (mais ou menos) secretas, florestas selvagens ou aldeias históricas.

Editado pela Zest, Portugal – Turismo de Natureza é da autoria da inglesa Edwina Pitcher, jornalista de viagens que nos últimos anos “nadou, caminhou, comeu e viajou intensivamente” pelo nosso país. “Estive pela primeira vez em Portugal no Outono de 2013, quando fiz uma caminhada que me levaria de Lisboa até ao Norte de Espanha com um cantil do Exército, um saco de bivaque e um canivete. Seguindo o caminho de Santiago de Compostela, atravessei grande parte de Portugal Continental. Senti-lhe o céu azul, o sol escaldante, os socalcos verdejantes e os ventos tempestuosos vindos do mar”, escreve Edwina na introdução deste guia. E, mais à frente, conta que regressou “vezes sem conta a este país rico em História” e descobriu um Portugal “intemporal e mágico”.

A partir daqui, desenrola-se o novelo. Servem-se dicas de orientação, um glossário do Portugal antigo e depois toca a mergulhar nas praias, nas festas populares, na comida e na bebida, nas aldeias de montanha, nas barragens, nos melhores lugares para estender a toalha de piquenique. Há sugestões de alojamento, de restaurantes a não perder, mapas e fotografias inspiradoras. Ao todo, são 700 “aventuras inesquecíveis, locais secretos e evasões paradisíacas”, garante a editora numa nota de imprensa.

No final, sobram ainda dois capítulos dedicados aos arquipélagos da Madeira e dos Açores, onde Edwina Pitcher sugere caminhadas por levadas, mergulhos nas cascatas ou a apanha de amêijoas na Fajã de Santo Cristo, na açoriana São Jorge. Resumindo, e nas palavras da autora, quem folhear este livro terá nas mãos “um compêndio de locais selvagens e secretos de todo o Portugal, onde reina a beleza”. Inspire-se e boa viagem.

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Público.

Anterior Um país não pode tudo mas tem responsabilidade no clima, diz Catarina Martins
Próximo El pollo se paga un 32% más barato que el año pasado

Artigos relacionados

Notícias PAC pós 2020

La negociación de la PAC: Decisiva para la economía española

Francisco Martínez Arrroyo / Consejero de Agricultura, Agua y Desarrollo Rural de Castilla-La Mancha

¿Son importantes la agricultura y la ganadería para el conjunto de España? […]

Nacional

Maria do Céu Albuquerque: “vamos continuar a trabalhar pela preservação da genuinidade dos produtos tradicionais”

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, esteve hoje na Feira do Pastor e do Queijo de Penalva do Castelo, no distrito de Viseu, onde […]

Últimas

Fungo coloca produção mundial de banana em risco

O ICA, a autoridade para a agricultura e pecuária da Colômbia, confirmou recentemente a presença de Tropical race 4 (TR4) nas produções de banana de várias regiões da América Latina. […]