As quatro grandes propostas que o Terroir, líder em conteúdos sobre vinho em Portugal, lançou na conferência do seu primeiro aniversário.
O Terroir, líder em conteúdos sobre vinho em Portugal, celebrou um ano numa conferência que decorreu, quinta-feira, no Auditório do PÚBLICO, jornal responsável editorialmente por este projecto digital diário. Deste evento saíram grandes novidades para o segundo ano do Terroir, que passa por consolidar e afirmar a identidade de cada uma das regiões vinícolas. Ou, parafraseando o sublinhado da ministra da Agricultura, Maria Céu Antunes, no encerramento do evento, a importância que a promoção da literacia vitivinícola tem e terá no crescimento do sector, dos produtores ao consumidor final.
Segundo Edgardo Pacheco, jornalista especializado em alimentação há mais de 20 anos e um dos impulsionadores do Terroir, este vai reforçar a presença no domínio da gastronomia e, em particular, do sector vitivinícola, focando a energia num conjunto de rubricas e iniciativas que ajudem a comunidade vínica, os leitores do PÚBLICO e os consumidores em geral a serem mais esclarecidos e exigentes quanto ao mundo do vinho, do copo a toda a cadeia de produção e promoção deste produto cada vez mais relevante para a economia nacional.
Para isso, Edgardo Pacheco enumera quatro linhas-mestras como as grandes apostas de entre as novidades do novo ano do Terroir: a tertúlia de enólogos, o calendário nacional de castas, o Clube Terroir e a newsletter de autor assinada por José Augusto Moreira.
A respeito da tertúlia de enólogos, as iniciativas “realizar-se-ão nas 14 regiões e começará neste segundo ano de Terroir”, introduz o jornalista. “Temos uma riqueza imensa de enólogos no país, mas raramente se juntam para falar daquilo que fazem”, continua. “Queremos juntá-los num debate, a que chamamos de tertúlia porque não queremos que seja muito formal. Estas tertúlias pretendem provocar a discussão livre em forma de laboratório e perceber como cada região quer posicionar-se, quais são as tendências e para onde cada região quer ir.”
A segunda novidade é a fixação de um calendário nacional de castas. “É uma ideia entre o Terroir e o escanção Rodolfo Tristão, que é consultor em diferentes regiões e um wine educator. A ideia é identificar castas num determinado dia. Vamos criar alguns dias do zero, mas já […]