Realizou-se com grande sucesso a XI Sessão Sabores e Paladares Ibéricos na Sala de Âmbito Cultural de El Corte Inglés de Gaia. Organizado pela Vida Ibérica Lda., este evento ofereceu uma tarde repleta de cultura e gastronomia, destacando a sustentabilidade na pesca e na produção vinícola.
A sessão contou com a participação destacada da Consellería do Mar da Xunta da Galícia, que apresentou o projeto “Galicia Sabe aMar“. Este projecto promove práticas sustentáveis no sector pesqueiro, sublinhando a importância da sustentabilidade na fronteira norte. Ana Pérez, da empresa Ardora, foi a principal oradora, detalhando as diversas ações realizadas pela Consellería no âmbito da campanha Galicia Sabe a Mar. A sua apresentação foi complementada por uma sessão de degustação-showcooking dirigida pelas Chefs Emma Pinal e Susana Freita, que apresentaram três produtos icônicos da gastronomia marítima galega: navalhas, polvo e mexilhões, todos com certificação artesanal pescadeRías, sendo o mexilhão da Galiza o único produto do mar com Denominação de Origem Protegida.
” A certificação pescadeRías incorpora a tecnologia blockchain para garantir e informar sobre a cadeia de traçabilidade dos produtos desde o momento e local de pesca até chegar ao consumidor final, garantindo a máxima qualidade artesanal e o menor tempo desde a pesca até ao consumo”, disse Ana Pérez, representante do Departamento do Mar da Junta da Galiza.
Além disso, abordou-se a estratégia de sustentabilidade dos vinhos das regiões de Turismo do Porto e Norte, incluindo os Vinhos Verdes e Douro. Durante o cocktail, os participantes puderam degustar harmonizações de produtos galegos do mar com uma selecção de vinhos das regiões Porto e Norte. Entre as combinações mais apreciadas destacaram-se o Panipuri de polvo à feira, navalhas à brasa e mexilhões com pickles e espuma de coentro, acompanhados por vinhos como Aveleda Loureiro, Burmester Branco e tinto do grupo Sogevinus, Redoma Reserva Branco da Niepoort e Quinta da Pacheca tinto Vinhas Velhas.
Após o sucesso das edições anteriores, a Vida Ibérica Lda. continuou o seu programa cultural gastronómico ibérico, consolidando-se como uma peça essencial na agenda cultural da Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés Portugal. Este evento proporcionou uma oportunidade única para que os amantes da culinária e da cultura ibérica explorassem e apreciassem a riqueza gastronómica da Península Ibérica.
Fonte: Vida Ibérica Lda