Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Paulo do Nascimento Cabral organiza congresso para apoiar jovens agricultores

    Dia Internacional dos Cereais Integrais: Nestlé consciencializa para o consumo diário deste alimento

    DGAV

    Semana Mundial de Sensibilização para a Resistência aos Antimicrobianos 2025

    “Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola”: ADERES recebeu 16 candidaturas

    Painel solar céu azul relva

    Pianista Maria João Pires exige suspensão das centrais fotovoltaicas Sophia e Beira

    água lago

    Justiça obriga a cobrar IMI por equipamentos de produção de energia elétrica

    Hong Kong proíbe importação de carne do distrito do Porto devido à gripe aviária

    IFAP

    Síntese estatística pedido único 2025

    vinho barril adega

    Alentejo: Três adegas da região estão entre as 50 melhores do mundo

  • Opinião

    Da vontade à realidade – boas intenções de Bruxelas que deixam dúvidas

    José Martino

    Balcão Único do Prédio (BUPi)

    Não é o futuro: a IA deve ser o presente nas explorações agrícolas e florestais portuguesas

    António Covas

    Serviços de ecossistema, a prioridade estrutural da política agro rural

    Georgete Felix

    Setor Cooperativo, Desenvolvimento Sustentável e ESG

    Manuel Chaveiro Soares

    Não comer gato por lebre

    Plano de … despovoação!

    Agricultura na próxima década: entre a oportunidade e o risco – notas sobre o OECD–FAO Agricultural Outlook 2025–2034

    José Martino

    Os ensinamentos que retive dos fogos rurais de 2024 e 2025

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Hong Kong proíbe importação de carne do distrito do Porto devido à gripe aviária

    18/11/2025
    dinheiro notas

    CHEGA recomenda ao Governo extensão dos apoios extraordinários ao sector agrícola às regiões autónomas

    18/11/2025

    Dos ovos ao frango, como vai a gripe das aves mexer nos preços?

    18/11/2025

    Governo diz que há “espaço para melhorias” na Política Agrícola Comum

    17/11/2025

    Queda do acordo entre Europa e Mercosul? “Será trágico e catastrófico para a UE”, alerta eurodeputado Helder Sousa Silva

    17/11/2025

    MNE avisa que falhar acordo UE-Mercosul em dezembro é “um falhanço redondo”

    17/11/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Paulo do Nascimento Cabral organiza congresso para apoiar jovens agricultores

    Dia Internacional dos Cereais Integrais: Nestlé consciencializa para o consumo diário deste alimento

    DGAV

    Semana Mundial de Sensibilização para a Resistência aos Antimicrobianos 2025

    “Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola”: ADERES recebeu 16 candidaturas

    Painel solar céu azul relva

    Pianista Maria João Pires exige suspensão das centrais fotovoltaicas Sophia e Beira

    água lago

    Justiça obriga a cobrar IMI por equipamentos de produção de energia elétrica

    Hong Kong proíbe importação de carne do distrito do Porto devido à gripe aviária

    IFAP

    Síntese estatística pedido único 2025

    vinho barril adega

    Alentejo: Três adegas da região estão entre as 50 melhores do mundo

  • Opinião

    Da vontade à realidade – boas intenções de Bruxelas que deixam dúvidas

    José Martino

    Balcão Único do Prédio (BUPi)

    Não é o futuro: a IA deve ser o presente nas explorações agrícolas e florestais portuguesas

    António Covas

    Serviços de ecossistema, a prioridade estrutural da política agro rural

    Georgete Felix

    Setor Cooperativo, Desenvolvimento Sustentável e ESG

    Manuel Chaveiro Soares

    Não comer gato por lebre

    Plano de … despovoação!

    Agricultura na próxima década: entre a oportunidade e o risco – notas sobre o OECD–FAO Agricultural Outlook 2025–2034

    José Martino

    Os ensinamentos que retive dos fogos rurais de 2024 e 2025

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Hong Kong proíbe importação de carne do distrito do Porto devido à gripe aviária

    18/11/2025
    dinheiro notas

    CHEGA recomenda ao Governo extensão dos apoios extraordinários ao sector agrícola às regiões autónomas

    18/11/2025

    Dos ovos ao frango, como vai a gripe das aves mexer nos preços?

    18/11/2025

    Governo diz que há “espaço para melhorias” na Política Agrícola Comum

    17/11/2025

    Queda do acordo entre Europa e Mercosul? “Será trágico e catastrófico para a UE”, alerta eurodeputado Helder Sousa Silva

    17/11/2025

    MNE avisa que falhar acordo UE-Mercosul em dezembro é “um falhanço redondo”

    17/11/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal
Manuel Cardoso

Storytelling

por Manuel Cardoso
26-11-2023 | 07:00
em Últimas, Opinião
Tempo De Leitura: 5 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

Ler dá trabalho. Escrever, mais ainda. Ler e escrever, saber ouvir para saber contar, saber observar para poder descrever, ter conhecimento para o saber partilhar, são tudo processos de trabalhos culturais interrelacionados. Com o quê? Com o poder contar uma história. Uma história que seja credível, empolgante, capaz de mobilizar, de suscitar a vontade de, em boa parte por sua causa, se ter um determinado comportamento, um impulso de compra, um saciável e apreciável consumo. O storytelling, o honesto e autêntico storytelling. Que exige trabalho – ou não será capaz de ter qualquer um dos efeitos pretendidos.

A produção, comercialização e consumo de produtos agrícolas estão repletos de história. Tal como as empresas. De tal modo que qualquer DO ou IGP, qualquer artigo à procura de mercado em grande escala ou dum nicho por onde se possa escoar, associa no seu caderno de especificações ou no respectivo programa de marketing umas linhas de história que lhe confiram carácter ou que contribuam para despertar no consumidor a curiosidade e a adesão ao seu consumo.

De facto, a história que possa ser contada, a respeito duma empresa, dum processo ou dum produto, é muito importante e uma mais-valia quando chega o momento de se estar à mercê dos consumidores.

Há determinadas características e qualidades a considerar, para que a eficácia das linhas colocadas num rótulo, ou num site, ou numa ementa, ou numa candidatura de projecto, possa conferir essa mais-valia intrínseca ao produto ou ao projecto. As da credibilidade, autenticidade, solidez científica e conteúdo com qualidade literária são muito importantes, diríamos mesmo, essenciais. Para não falar desde já no estilo.

A credibilidade é o carácter do que pode ser verdadeiro ou do que é digno de confiança, enquanto a autenticidade é a qualidade do que é feito com verdade e sinceridade. Por isso, ser credível e autêntico devem ser os primeiros dos valores que uma história sobre um produto ou uma empresa deve inspirar. A solidez científica do que se afirma numa história é outro valor-base: qualquer deslize que não cumpra este critério, mais tarde ou mais cedo atingirá negativamente o produto ou a marca, fatalmente, como um boomerang. A qualidade literária, também. Sobretudo para o público mais instruído e culto, que é o que, uma vez fidelizado no seu consumo, mais tempo assegura que um artigo possa ter um long-selling, mais do que ser um fulgurante, mas breve, best-seller.

Há exemplos dos mais variados conteúdos de histórias sobre azeite, vinho, pão, bebidas, queijo, conservas, receitas regionais ou nacionais de pratos ou produtos, uma miríade de casos, que tanto podem ser analisados pela positiva como pela negativa. E sugiro um breve exame a cada um, que pode bem ser um auto-exame, ao que sobre qualquer coisa esteja afirmado num site, por exemplo: esta frase corresponde a que verdade? O que afirma é confiável? Terá sido escrita com uma primeira ou com uma segunda intenção? Cientificamente está correcta? É substantiva na afirmação ou está assente em adjectivos e advérbios de circunstância? Está gramatical e sintacticamente correcta? E o resto do texto? Parece redigido por IA ou copy/past ou são frases originais?

Finalmente, o estilo: a linguagem da mensagem é entendível sem esforço, é clara, correcta, harmónica com o idioma (terá de ser harmónico em português, em inglês, em francês, em castelhano, seja qual for o caso, sem os tiques duma tradução automática, habitualmente indicadores duma inspiração – para não dizer outra coisa – estrangeira…)?

O storytelling pode ser um excelente instrumento de marketing – ou a sua ruína, se não for bem feito. Não é um mero enfeite ou adereço para compor um folheto, um post, uma imagem colada a um produto. É algo que deve dar a conhecer e passar a fazer parte do valor patrimonial desse produto, imaterial e aparentemente intangível, mas que tanto pode promovê-lo e valorizá-lo no seu preço como, por outro lado, transformar-se num peso morto que não deixa que uma mercadoria ou que uma empresa sobressaia e se afirme.

Um bom storytelling rapidamente inspira a narrativa duma empresa – e torna-se parte do vocabulário dos seus agentes e da sua cultura como entidade.

O dinheiro gasto para se conseguir uma boa história para uma empresa, produto ou processo, é um investimento com retorno se para essa história houver uma boa investigação e pesquisa, seguida duma boa redacção do texto base, que servirá para marketing, para construção e conteúdo do site, para uso em rótulos ou em flyers de feira, para apresentações futuras. Uma boa história exige trabalho: de recolha e pesquisa, de leitura e escrita, de transformação da informação obtida em conhecimento, narrativa e cultura. Esse material, património da marca, servirá mais tarde para construir mensagens, ser lastro dos conteúdos com que se fará marketing e promoverá a valorização do produto e da empresa. Até a gente do design utilizará um bom storytelling para o transformar em arte e comunicar com os públicos mais vastos e captadores do intuitivo.

Há marcas e produtos portugueses que praticam tudo o que vai neste artigo e de forma brilhante. Têm contribuído para a história ao mesmo tempo que se mantêm no mercado e ganham dinheiro com a reputação e sustentabilidade cultural que granjearam para o seu nome e fama. Mas há outras que nada fazem para sair do oblivion. Ou fazem o errado e não evoluem. E perdem dinheiro por isso. Deveriam investir em storytelling.

Manuel Cardoso

Consultor e escritor, ex Director Regional de Agricultura e Pescas do Norte, 2011-2018; ex Vice-Presidente do IVV, 2019-2021

Futuros dos Vinhos em Portugal – Manuel Cardoso

Imprimir Artigo
Publicação Anterior

Dia Mundial da Oliveira – 26 de novembro

Próxima Publicação

Bajadas mínimas en los precios del porcino de capa blanca

Artigos Relacionados

Últimas

Paulo do Nascimento Cabral organiza congresso para apoiar jovens agricultores

18/11/2025
Últimas

Dia Internacional dos Cereais Integrais: Nestlé consciencializa para o consumo diário deste alimento

18/11/2025
DGAV
Últimas

Semana Mundial de Sensibilização para a Resistência aos Antimicrobianos 2025

18/11/2025
Próxima Publicação

Bajadas mínimas en los precios del porcino de capa blanca

Opinião

Últimas

Da vontade à realidade – boas intenções de Bruxelas que deixam dúvidas

por Isabel Abreu Lima
16/11/2025

Ler mais
José Martino
Últimas

Balcão Único do Prédio (BUPi)

por José Martino
09/11/2025

Ler mais

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Comunicados

Paulo do Nascimento Cabral organiza congresso para apoiar jovens agricultores

18/11/2025

Dia Internacional dos Cereais Integrais: Nestlé consciencializa para o consumo diário deste alimento

18/11/2025
Advertisement

Temas em destaque

Candidaturas PU PAC pós 2027 Simplificação PAC Água que Une

Eventos

Novembro 2025
STQQSSD
      1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
« Out   Dez »

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Sign In with Facebook
Sign In with Google
OU

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Sign Up with Facebook
Sign Up with Google
OU

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.