Depois de 30 anos de atividade no setor do vinho, a Sogevinus passou por um processo de rebranding e adota agora a nova designação Kopke Group by Escotet Family Estates.
De acordo com o comunicado de imprensa, esta mudança de nome e imagem corporativa pretende tirar partido da Kopke, a mais antiga marca de vinho do Porto, ao mesmo, dá início a uma transição estratégica para o grupo, que passa a privilegiar a valorização e diferenciação do produto em detrimento da aposta no volume.
A nova identidade pretende ainda homenagear a herança e o prestígio das marcas que passam a integrar o portefólio sob a chancela, explica a nota de imprensa.
As restantes marcas do portefólio do grupo – como Burmester, Cálem, Barros, Velhotes, Quintas de São Luiz e Quinta da Boavista – mantêm as suas identidades próprias, mas passam a estar integradas sob a chancela do Kopke Group.
A comunicação dá conta de que este reposicionamento visa, sobretudo, reforçar a forma como o grupo se apresenta nos mercados internacionais, com os principais destinos de exportação a continuarem a ser os Países Baixos, a Dinamarca, os Estados Unidos da América (EUA), o Reino Unido, a Coreia do Sul, França e Canadá.
Apesar disso, o comunicado enfatiza que a empresa tem vindo a registar um interesse crescente por parte de outros mercados europeus, como Espanha, e de países da América do Sul, com destaque para o Brasil.
A inclusão do nome Escotet na nova identidade visa refletir o envolvimento direto da família e a sua visão estratégica de futuro: construir, a partir do Douro – a mais antiga região vitivinícola demarcada e regulamentada do mundo – um grupo de referência internacional.
O Kopke Group avançar que vai manter o seu foco na valorização dos vinhos do Porto e do Douro, tal como tem acontecido até agora, apostando em áreas estratégicas como o enoturismo, que já representa 25% da faturação, bem como a internacionalização, a inovação e a sustentabilidade.
“Esta nova identidade corporativa representa um passo estratégico na afirmação do nosso propósito: criar um grupo de vinhos com reconhecimento internacional, assente em marcas com história, excelência e autenticidade. O Kopke Group by Escotet Family Estates simboliza a ambição de elevar ainda mais o valor dos nossos vinhos e do nosso território, projetando-os de forma consistente nos mercados mais exigentes”, afirmou Pedro Braga, CEO do Kopke Group.
Já para Juan Carlos Escotet, presidente do Conselho de Administração do Kopke Group e da Abanca, “associar o nosso nome a este projeto é um ato de compromisso com Portugal, com esta região única e com o futuro de um setor com enorme potencial. Queremos contribuir para que o Douro continue a ser uma referência mundial na produção de vinhos de excelência”.
“Honrar e Desafiar” é o novo lema que expressa o posicionamento do grupo e passa a assumir-se como a sua assinatura de marca. Esta mensagem reflete a dualidade que impulsiona o Kopke Group: o equilíbrio entre a preservação do legado histórico e a ambição de construir o futuro.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.