De 26 a 28 de Julho de 2021, realiza-se a “Pré-Reunião da Cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Sistemas Alimentares”, promovida pela ONU em parceria com o Governo de Itália. O evento terá um formato misto: uma componente presencial, em Roma, capital italiana; uma componente virtual, através de uma plataforma online.
Esta pré-reunião antecede a “Cimeira sobre sistemas alimentares” da ONU, que terá lugar em Setembro próximo, em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América. A organização diz que os dois eventos «partilham o mesmo objectivo: reunir os diversos profissionais do sector alimentar de todo o mundo, de modo a destacar o poder dos sistemas alimentares e como estes podem ajudar a alcançar mais rapidamente os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)».
Segundo a organização, esta pré-reunião «pretende ser um espaço de partilha das mais recentes abordagens científicas relativamente à transformação de sistemas alimentares», visando também lançar «um conjunto de novos compromissos através de alianças de acção» e mobilizar «novos financiamentos e parcerias». A participação é livre e pretende «abranger todos os que estão relacionados e interessados nesta temática».
A ONU indica que a “Cimeira sobre sistemas alimentares” tem o objectivo de gerar progressos em todos os 17 ODS, através de uma abordagem dos sistemas alimentares que alavanca a interligação destes com os desafios globais, como a fome, as alterações climáticas, a pobreza e a desigualdade. Pode obter mais informações sobre este evento aqui.
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.