SIMA 2018 espera elevado crescimento do setor da robótica – Editorial de Teresa Silveira + Suplemento Agrovida

SIMA 2018 espera elevado crescimento do setor da robótica – Editorial de Teresa Silveira + Suplemento Agrovida

Falamos de indústria 4.0, de robôts e de digitalização de processos e, afinal, como está a agricultura, em Portugal, na Europa e no mundo, a fazer a transição para este novo paradigma?

As respostas não são as mesmas para todas as regiões do globo, mas há uma certeza: “a digitalização dos equipamentos e processos é claramente o caminho do futuro no setor agrícola”, considera Ricardo Braga, professor do Instituto Superior de Agronomia de Lisboa (ISA).

Em entrevista à “Vida Económica” para esta edição especial do “AgroVida” dedicada ao SIMA, este especialista em agricultura de precisão não tem dúvidas: apesar de ser “sempre necessário efetuar uma correta análise do investimento caso a caso”, a digitalização da maquinaria agrícola “está a permitir aos produtores gerir as suas culturas com maior rigor”.

→ Descarregue aqui o suplemento Agrovida de Agosto 2018 ←

Comente este artigo
Anterior As dez notícias mais lidas da semana
Próximo Salamaq’18. Feira do sector agropecuário arranca a 5 9 de Setembro em Salamanca

Artigos relacionados

Últimas

Eurodeputados querem eliminar utilização de óleo de palma nos biocombustíveis

[Fonte: Agricultura e Mar]
Os eurodeputados votam hoje, 4 de Abril, um relatório instando a Comissão Europeia a tomar medidas para eliminar progressivamente a utilização de óleo de palma nos biocombustíveis na União Europeia até 2020. O relatório vai no sentido de se reforçarem as medidas ambientais para “evitar a desflorestação causada pela produção de óleo de palma. […]

Sugeridas

CAP preocupada com falta de água e pasto para os animais devido à seca

[Fonte: Observador]
O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) transmitiu, esta segunda-feira, preocupação com a falta de pasto e de água para os animais, devido à seca, que já provocou perdas da totalidade da produção em algumas culturas.
Há uma extraordinária preocupação e já existe prejuízo efetivo” devido ao decréscimo da produção e da qualidade, […]

Últimas

Life Berlengas apresenta resultados de três anos em prol da sustentabilidade do arquipélago

[Fonte: Agricultura e Mar]
Após 3 anos de trabalho, o Life Berlengas revela os seus principais resultados na semana em que se celebra o Dia Nacional da Conservação da Natureza (28 de julho) e a pouco mais de 1 ano do final do projecto. […]