SIMA 2018 espera elevado crescimento do setor da robótica – Suplemento Agrovida

SIMA 2018 espera elevado crescimento do setor da robótica – Suplemento Agrovida

Falamos de indústria 4.0, de robôts e de digitalização de processos e, afinal, como está a agricultura, em Portugal, na Europa e no mundo, a fazer a transição para este novo paradigma?

As respostas não são as mesmas para todas as regiões do globo, mas há uma certeza: “a digitalização dos equipamentos e processos é claramente o caminho do futuro no setor agrícola”, considera Ricardo Braga, professor do Instituto Superior de Agronomia de Lisboa (ISA).

Em entrevista à “Vida Económica” para esta edição especial do “AgroVida” dedicada ao SIMA, este especialista em agricultura de precisão não tem dúvidas: apesar de ser “sempre necessário efetuar uma correta análise do investimento caso a caso”, a digitalização da maquinaria agrícola “está a permitir aos produtores gerir as suas culturas com maior rigor”.

→ Descarregue aqui o suplemento Agrovida de Agosto 2018 ←

Comente este artigo
Anterior ORTIVA TOP- fungicida Syngenta autorizado em olival e arroz
Próximo A importância da informação no desenvolvimento agropecuário sustentável - Miguel Damas de Matos

Artigos relacionados

Comunicados

Revista AGROTEJO 2018 – Versão On-line

[Fonte: Agrotejo]
A Revista da Agrotejo, editada anualmente, tem sido um contributo de valor para o sector agrícola da região, promovendo o desenvolvimento sustentável que queremos para um setor em forte crescimento.
Na edição de 2018, tivemos oportunidade de realizar uma retrospetiva e análise dos principais temas debatidos ao longo do ano e reforçamos a atualidade das temáticas, […]

Últimas

Seca – Campanha de Rega 2018 será preocupante

O ano 2018 antevê-se preocupante face às escassas disponibilidades de água. A precipitação não tem sido em quantidade suficiente para fazer recuperar os níveis de armazenamento das albufeiras, em especial no sul do País, que no final do verão passado tinham ficado com níveis críticos.
Os regantes estão preocupados com o impacto que a falta de água poderá ter na produção alimentar e suas consequências sociais, […]

Notícias florestas

Sessões de informação chegaram a 1200 pessoas em todo o País

18 Setembro, 2018

Mais de 1200 pessoas já assistiram a sessões de informação do Projecto Melhor Eucalipto em todo o País, entre sessões para proprietários, sessões para técnicos de Organizações de Produtores Florestais (OPF), Grupos Técnico-Florestais (GTF), empresas e alunos do ensino superior.
balanço foi feito por Francisco Goes (na foto), […]