Sessões de Divulgação de Resultados do Projeto MilkEE

Sessões de Divulgação de Resultados do Projeto MilkEE

[Fonte: Confagri] O projeto MilkEE promoveu os primeiros eventos públicos nos dias 23 e 24 de setembro na PROLEITE, em Ul, Oliveira de Azeméis, e na AGROS, Póvoa de Varzim. Os eventos foram dirigidos aos técnicos que, direta ou indiretamente, apoiam os produtores de leite.

Foram abordados todos os temas envolvidos no projeto MilkEE nos dois eventos.

A apresentação do projeto, um consórcio entre a CONFAGRI, AGROS, PROLEITE,  LACTICOOP, UTAD e ISQ,  foi feita pela CONFAGRI.

Foram divulgados os resultados dos diagnósticos energéticos e hídricos a explorações leiteiras, conduzidos pelo ISQ, tendo o Eng.º João Silva deste Instituto apresentado os resultados obtidos evidenciando os principais consumos e analisado as principais medidas que permitem aumentar a eficiência destas explorações nestes domínios.

O Prof. Henrique Trindade da UTAD fez o diagnóstico das explorações relativamente ao uso dos efluentes, evidenciando a importância do balanço de nutrientes na gestão das explorações leiteira.

O ISQ, na pessoa do Eng.º Pedro Miranda, apresentou ainda a aplicação MilkEE, desenvolvida no âmbito do projeto e que permite a cada exploração leiteira aceder e, carregando alguma informação relativa aos seus consumos e equipamentos, ter um autodiagnóstico com sugestões de melhoria e fazer uma análise comparativa com a média das outras explorações que já utilizaram a aplicação, mantendo sempre a confidencialidade dos dados.

No evento da PROLEITE, tivemos ainda como convidados os técnicos da DGADR – Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Eng.ª Patricia Moreira da Fonseca, Eng.º Pedro Borges e Eng.ª Carla Dias que fizeram uma comunicação sobre as emissões de amoníaco a partir dos efluentes pecuários e da sua valorização e a forma de minimizar essas emissões.

Na sessão da AGROS contámos com uma comunicação de uma empresa do universo AGROS, a Agros Comercial, que, na sequência da intervenção do Eng.º João Silva, apresentou a sua experiência sobre algumas soluções de eficiência energética ao alcance das explorações leiteiras.

Comente este artigo
Anterior “O Ambientalista Simplório” de Luís Ribeiro
Próximo Drosófila-da-asa-manchada

Artigos relacionados

Sugeridas

Portugal 2020 tem taxa de execução de 21%. Está abaixo do QREN

Os fundos comunitários apresentam no final do ano passado uma taxa de execução de 21%, um valor que fica aquém dos 23% registados no ano homólogo do QREN, […]

Nacional

Pinheiros reais para ajudar causas reais: os bombeiros e a floresta

Agora o Natal também tem cheiro a pinheiro fresco. Algo raro nos dias que correm, atendendo ao facto de que cada vez mais famílias têm optado pelas árvores de Natal artificiais, […]

Nacional

Cortinhã recebe centro comunitário de lavagem de pulverizadores

Foi instalado na freguesia de Cortinhã, no concelho de Cantanhede, o Centro de Lavagem de Pulverizadores da Cortinhã, que constitui o primeiro centro comunitário de lavagem de pulverizadores e tratamento de efluentes fitossanitários em Portugal. […]