A CATAA – Associação Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar – encontra-se a desenvolver o projeto Transfer2agro, que tem como objetivo disseminar novos conhecimentos produzidos no âmbito da I&DT desenvolvida no CATAA, associada à desidratação de produtos hortofrutícolas, com vista à promoção da sua valorização económica pelas PME do setor.
O projeto Transfer2agro procura potenciar a introdução de inovação nas empresas através da criação de novos produtos com maior valor acrescentado e de novos processos para a sua valorização económica. Durante o projeto foram desidratados oito produtos hortofrutícolas: ameixas, batata-doce, cerejas, diospiros, figos-da-índia, nectarinas, pêssegos e tomates.
Registe-se que a técnica de desidratação constitui uma forma interessante de conservar e valorizar produtos hortofrutícolas, sem necessidade de adição de conservantes. Permite o escoamento dos excedentes de produção, sobretudo relacionados com a produção sazonal, e o aproveitamento de produtos com calibre reduzido ou com pouca aceitação em fresco no mercado. E, “os resultados obtidos evidenciam o elevado interesse nutricional dos produtos desidratados”.
A sessão de encerramento do projeto Transfer2agro, que irá decorrer dia 24 de junho 2019 (segunda-feira) a partir das 14h30 na Escola Superior Agrária de Castelo Branco.
A presença na sessão é gratuita mas carece de inscrição prévia.
Projeto cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e pela União Europeia através do FEDER.