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– 17-03-2011 |
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Serrano insta vitivinicultores a apostarem em tecnologia e promo��oO ministro da Agricultura, Ant�nio Serrano, prop�e que os vinhos portugueses devem investir �mais e melhor� em tecnologia, conhecimento e promo��o para conseguirem consolidar a sua presença nos mercados internacionais e conquistar notoriedade. �H� ainda um longo caminho a percorrer�, sublinha o governante numa mensagem lida hoje na abertura do I Encontro e Prova Internacional de Vinho, a decorrer até s�bado em Celorico da Beira, onde não pode estar presente devido a compromissos de agenda. Na comunica��o, o governante aponta como principais desafios �continuar o esfor�o para ter boas vinhas�, que produzam vinhos de qualidade, e �promover e afirmar a identidade de Portugal nos mercados externos como país produtor de vinhos de qualidade, distintos e de car�cter único�. Com o aumento de valor das exporta��es portuguesas, irá gerar-se �maior competitividade em toda a fileira vitivin�cola�. No entanto, Ant�nio Serrano congratula-se por, �apesar das dificuldades da conjuntura nacional e internacional�, o vinho portugu�s ter tido, nos �ltimos dois anos, �in�meros sucessos e variados elogios na cr�tica internacional especializada�, destacando o prémio atribuído � Sogrape como melhor empresa europeia de vinhos. E lembra que, no ano passado, �as exporta��es do sector do vinho representaram 1,6 por cento do total das exporta��es portuguesas e mais de 15 por cento do sector agro-alimentar�. O bom desempenho das exporta��es traduziu-se �no aumento significativo em quantidade exportada, a que correspondeu um valor de 650 milhões de euros�, ou seja, um acr�scimo de 16 por cento, que �foi suportado essencialmente pelo comportamento dos vinhos tranquilos�, explica. Segundo o ministro, no que respeita aos principais mercados de exportação, �houve um crescimento em quase todos�, quer em valor, quer em volume, sendo que �o peso das exporta��es portuguesas de vinho, sem Porto e Madeira, � maior nos países exteriores � União Europeia�, que representam 53 por cento do valor das exporta��es. Angola � o principal destino dos vinhos portugueses, com um peso de 27 por cento em volume e 17 por cento em valor. �Também ao nível. da produ��o se assistiu a uma evolu��o positiva�, sublinha, explicando que a campanha 2010/2011 teve um aumento de 21,3 por cento relativamente � anterior. Os vinhos certificados, �indicadores de uma aposta na qualidade�, representam mais de 70 por cento da produ��o, acrescenta. O presidente do Turismo da Serra da Estrela, Jorge Patrão, considerou que a qualidade do vinho � cada vez mais importante para a �melhoria da tipologia do turista�, mais exigente e que �tenha mais significado para a economia regional�. No ambito do programa do I Encontro e Prova Internacional de Vinho, realiza-se hoje e sexta-feira o congresso ‘Vinhos portugueses: novos desafios e estratégias’. O s�bado será dedicado a provas de vinhos e mostra de vinhos e produtos regionais. Fonte: Lusa
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