No dia 27 de fevereiro, o Mosteiro de Tibães em Braga acolheu um seminário dedicado ao tema “Estratégias Territoriais para uma Alimentação Sustentável”. O evento foi promovido pela ATAHCA – Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cavado e Ave, em parceria com a CIM Cávado, o INIAV e a CCDRN (Ex DRAPNorte), no âmbito do projeto “Cávado…com sabor”.
O seminário contou com a apresentação e partilha de projetos e iniciativas nacionais, regionais e municipais de promoção de sistemas alimentares e de alimentação escolar sustentáveis, em diferentes territórios. Foram partilhadas boas práticas que visam fortalecer a comercialização em circuito curto entre produtores agricultores familiares dos territórios representados e os consumidores.
Ficou evidente o importante papel dos municípios, das entidades supra-municipais e das associações de desenvolvimento na promoção de estratégias e políticas alimentares territoriais sustentáveis. Foram debatidas várias iniciativas de alimentação escolar, confirmando a importância deste instrumento, mas também os desafios e dificuldades existentes, como a capacidade de oferta e de resposta a todos os requisitos regulamentares por parte dos produtores locais.
Durante o evento, foi realizado um momento de showcooking e degustação, durante o qual a equipa do projeto “Cávado…com sabor” apresentou um conjunto de receitas equilibradas e sustentáveis utilizando produtos agroalimentares produzidos no território do Cávado.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.