A Semillas Fitó quer que a sua variedade de melão Arroyo seja «um sucesso indiscutível deste Verão». Trata-se de uma variedade pele de sapo, com sabor tradicional, «suculento e muito refrescante», salienta a empresa espanhola de sementes.
A Fitó afirma que o Arroyo «adapta-se ao cultivo ao ar livre, desde as zonas da Andaluzia, como Córdoba e Sevilha, passando pela regiões de Murcia e Castilla-La Mancha, até Portugal. Graças à sua ampla resistência, é uma variedade muito apreciada pelos agricultores de todas estas zonas de produção».
Este melão pele de sapo, acrescentam, possui «uma excelente conformação de fruto e microfendas intensas, sendo por isso muito atractivo na prateleira». Além disso, «dada a baixa oxidação a sua casca sofre, destaca-se por uma excelente vida útil comercial».
Para as colheitas de Agosto, que já se concentram nos melões oriundos de La Mancha e de Portugal, chega a variedade Montiel às frutarias e aos mercados mais exigentes, «já que esta variedade traz um sabor extra, com um tamanho contido, adequado para a confecção em caixas para as melhores marcas».
Recorde-se que a Semillas Fitó é uma das empresas pioneiras no desenvolvimento de variedades híbridas de melão, uma actividade que começou nos anos 70 com o desenvolvimento de variedades de melão pele de sapo que foram líderes durante muitos anos, passando também a desenvolver variedades de melão amarelo ou de outros tipos, como o Galia, o Cantaloup, o melão branco para Portugal, etc. A sua aposta durante décadas em I+D e o contínuo desenvolvimento de novas variedades permite-lhes que hoje possam oferecer propostas como a Arroyo e a Montiel, «dois melões pele de sapo que são um sucesso para o paladar dos consumidores», assegura a Semillas Fitó.
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.