No ano em que celebra 25 anos de actividade, a Sativa passa a integrar o grupo internacional Kiwa, ficando a designar-se Kiwa Sativa e alargando o seu portefólio de serviços de certificação e controlo. A empresa, dedicada à prestação de serviços de certificação e controlo nas áreas agroalimentar e florestal em Portugal, que tem mais de 8.000 clientes, anunciou esta integração no “Encontro Técnico 25+ Sativa”, que decorreu em Torres Vedras a 22 de Fevereiro.
O grupo internacional Kiwa está sedeado na Holanda, emprega cerca de 5.000 pessoas e está presente em mais de 50 países. A Kiwa presta serviços de inspecção, certificação, testes de laboratório e formação, actuando em diversos mercados: agroalimentar, florestal, água, transportes e mobilidade, energia, minas, combustíveis, segurança, entre outros.
Os responsáveis da Kiwa Sativa, António Mantas e Luísa Bastos, consideram que «a integração da Sativa na Kiwa proporciona oportunidades de crescimento e desenvolvimento do negócio e, sobretudo, aumenta a capacidade de resposta aos pedidos dos nossos clientes». A isto acresce que «o nosso portefólio de serviços fica mais alargado e a capacidade de resposta directa é reforçada».
«Passámos a ter equipas nossas qualificadas para auditar referenciais com acesso mais difícil como: o IFS Food; a certificação de produção biológica para alguns países com referenciais com mais restrições (por exemplo, Suécia ou Japão) ou módulos mais restritivos do GlobalGAP, nomeadamente o exigido pela McDonald’s, só para citar alguns exemplos», explicam António Mantas e Luísa Bastos. Em comunicado, a Kiwa Sativa afirma que «continua a ser uma empresa portuguesa, com gerentes e técnicos portugueses, mantendo inalteradas as relações contratuais com os seus clientes», sendo que «a integração no grupo Kiwa permitirá também alargar a experiência internacional da Sativa, que já opera em mercados como o Brasil e a Itália, prevendo-se que aumente o número de colaboradores (actualmente são 46)».
O “Encontro Técnico 25+ Sativa” reuniu perto de 400 pessoas, entre clientes e parceiros da empresa. No evento, falou-se de agricultura biológica, da procura por certificação, das exigências de certificação aos fornecedores por parte das cadeias de supermercados (por exemplo, a certificação da responsabilidade social) e tendência da certificação da sustentabilidade ambiental das explorações agropecuárias.