Nova ronda de negociações prevista para esta quarta-feira.
As negociações entre a Rússia, a Ucrânia e as Nações Unidas sobre a exportação de cereais ucranianos terão lugar esta quarta-feira em Istambul, avança a Interfax, citando o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo.
A informação foi entretanto confirmada pelo ministro da Defesa turco, Hulusi Akar, em comunicado citado pela agência France-Presse.
“Delegações militares dos Ministérios da Defesa turco, russo e ucraniano, bem como uma delegação das Nações Unidas vão reunir-se amanhã em Istambul para discutir a retoma das exportações de cereais bloqueados nos portos ucranianos para os mercados internacionais”, através de corredores seguros no Mar Negro, revelou Akar.
A Ucrânia é um exportador agrícola fundamental e o bloqueio do escoamento marítimo de cereais vitais provocou um aumento dos preços dos alimentos, agravando as preocupações acerca de uma crise alimentar global.
A Turquia, juntamente com as Nações Unidas, trabalha atualmente num plano para permitir que milhões de toneladas de grãos ucranianos sejam enviados por corredores seguros no Mar Negro.